Siga nas redes sociais

Search

Semana Inclusiva: mais de 58% das vagas para pessoas com deficiência estão preenchidas em SC

Começa nesta terça-feira, dia 22 de setembro, a Semana Inclusiva 2020.

Organizada e promovida visando a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, a sexta edição do evento será em formato virtual, com palestrantes de todo o Brasil.

O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, em parceria com a Assembleia Legislativa do estado e mais de 40 entidades governamentais e não governamentais.

57% DAS VAGAS ESTÃO PREENCHIDAS EM SANTA CATARINA

A relevância das atividades é alta para Santa Catarina, onde das 37.922 vagas obrigatórias para pessoas com deficiência, ao menos 21.947 estão ocupadas, resultando em um percentual de 58,35%.

No entanto, 15.975 profissionais catarinenses ainda aguardam por uma oportunidade.

A meta para este ano é abranger cerca de 1.700 empresas que se enquadram no art. 93 da Lei 8.213/91 e que são obrigadas a contratar candidatos com deficiência e beneficiários reabilitados.

O QUE DIZ A LEI

Criada com o objetivo de reduzir a desigualdade de oportunidades que existe entre os profissionais com e sem deficiência, a lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

As empresas que possuem de 100 a 200 empregados devem reservar 2% de suas vagas, entre 201 e 500 empregados pelo menos 3%, entre 501 e 1000 empregados com 4%, e empresas com mais de 1.001 empregados, 5% das vagas.

Os interessados em participar da Semana Inclusiva 2020 podem acessar o link clicando aqui.

Leia também: empresa cria banco de talentos
exclusivo para pessoas com deficiência

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail