Siga nas redes sociais

Search

Benefícios flexíveis e suas vantagens na retenção de talentos pós-crise

A crise atual impactou a gestão em diversas empresas, principalmente a relação entre empregador e funcionário.

Segundo o especialista em benefícios, Ronn Gabay, da consultoria Bematize, a retenção de talentos será um desafio a ser enfrentado pelo RH das empresas no pós-crise, devido à flexibilização nas modalidades de trabalho. 

Para ele, cada vez mais os gestores deverão adotar estratégias para manter esses profissionais em seus cargos:

“A retenção de talentos vai ser um desafio para os RHs de empresas daqui para a frente. Em razão das novas formas de trabalho, inclusive a ascensão do home office, a competitividade das empresas em busca de profissionais qualificados vai aumentar. Será preciso pensar em estratégias de diferenciação no mercado e benefícios flexíveis pode ser uma alternativa”.

Segundo levantamento realizado pela Bematize em 2018, ao menos 71,43% de 73 mil colaboradores de 14 empresas, entre elas, Deloitte, Sky e iFood, declararam que poder escolher o benefício de acordo com a sua necessidade é um dos principais motivos de permanência na empresa.

A gestão de benefícios flexíveis é uma prática que tem se tornado comum em algumas empresas.

De acordo com o especialista, deixar o poder de escolha na mão do colaborador é uma forma democrática e inovadora de oferecer benefícios em empresas e que pode se tornar tendência no pós-crise:

“Sabemos que benefício é moeda de troca entre colaborador e empresa. Deixar que ele escolha o melhor benefício de acordo com suas necessidades é como dar a ele o poder de escolha do valor de sua moeda. Vejo que os RHs que ainda resistiam quanto à gestão de benefícios flexíveis, começaram a vê-la como uma solução à retenção de talentos no pós-crise. Dessa forma, ela pode se tornar uma tendência daqui para a frente, principalmente porque facilita para as novas modalidades de contratação, como o home office por exemplo”.

Confira as vantagens na implantação de um plano de benefícios flexíveis elencadas por ele:

Alta satisfação dos funcionários 

A ação estratégica dos RHs das empresas é responsável por grande parte da satisfação dos colaboradores. A implantação da gestão de benefícios, quando bem realizada, potencializa o desempenho e a motivação dos profissionais. Além desses fatores, a dedicação no ambiente de trabalho aumenta e o funcionário busca também pelo crescimento individual.

Os custos para a empresa seguem iguais 

Quando a empresa opta por implantar os benefícios flexíveis, ela mantém seus custos fixos. Os custos diminuem com o passar dos anos, exceto quando se decide aumentar o valor investido em benefícios. Se bem administrados e geridos, os benefícios flexíveis só trazem ganhos a uma companhia. Os profissionais do mercado passam a ter uma percepção mais positiva da empresa e o índice de turnover diminui, o que gera economia e garante que talentos sejam retidos dentro de uma organização. 

Pontuação derivadas de benefícios flexíveis elevam satisfação 

Algumas empresas já adotaram programas de pontuação dentro dos benefícios flexíveis. Assim, cada benefício tem um valor em pontos e, quando essa pontuação é acumulada, o colaborador tem a opção de trocá-la por outros benefícios. Com isso, a satisfação do profissional é elevada, pois é possível construir uma sintonia com as equipes e disseminar a cultura organizacional de forma mais efetiva, na qual todos possam suprir suas necessidades. 

O valor interno da empresa e a motivação dos funcionários só cresce 

Uma empresa não é reconhecida apenas por seus resultados financeiros de mercado. Grande parte do seu valor se dá pela relação que possui com seus profissionais. Os benefícios são uma forma de mostrar a valorização dos funcionários, que, quando satisfeitos com seu trabalho, tornam-se parceiros do negócio. Assim, fazem muito além do que suas obrigações, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa.

A qualidade dos benefícios é um fator muito avaliado pelos candidatos 

O momento atual é de transformação. Então, se você deseja posicionar sua empresa como pioneira e inovadora, a adoção dos benefícios flexíveis é considerada indispensável.  A qualidade dos benefícios que a empresa oferece aos funcionários é um fator muito avaliado pelos candidatos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail