Siga nas redes sociais

Search

Empresa do RJ vai investir R$ 400 milhões para instalar terminal de GNL em SC

A Golar Power, do Rio de Janeiro, vai investir cerca de R$ 400 milhões para instalação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul.

O projeto prevê a construção de uma unidade flutuante de regaseificação de gás natural instalada a 300 metros da costa.

Além disso, terá capacidade de fornecer 15 milhões de metros cúbicos do combustível por dia para abastecer indústrias locais, além de suprir a demanda de termelétricas nas regiões próximas.

O projeto tem o objetivo de aumentar a competitividade a partir da diversificação da oferta de gás que, atualmente, depende do fornecimento pela Bolívia e está em uso total da sua capacidade.

Durante o processo, a empresa estima que serão gerados cerca de 1.275 empregos indiretos.

Na segunda-feira, dia 14 de setembro, o Governo do Estado reuniu representantes de diversas secretarias, da SC Gás e da SC Par, para os alinhamentos do projeto.

Um grupo técnico com representantes de todas as pastas e órgãos envolvidos, além de especialista no setor de energia e gás, acompanharão os próximos passos do processo.

A partir de agora, a empresa deve dar os encaminhamentos para o pedido da Licença de Instalação junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Rogério Siqueira, secretário de desenvolvimento econômico do estado, afirma que um projeto desta envergadura possibilita modernizar o setor, gerar empregos e trazer mais competitividade para Santa Catarina, com a atração de empresas:

“Nosso propósito é criar políticas perenes de desenvolvimento e a potencialidade deste projeto é evidente. Precisamos desta matriz que aumentará a segurança energética de Santa Catarina e do Sul do país”.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, de Infraestrutura, Thiago Vieira, do procurador-Geral do Estado, Alisson de Bom Souza, do presidente Instituto do Meio Ambiente, Valdez Venâncio, do presidente da SC Par, Ênio Parmeggiani, da SC Gás, Willian Anderson Lehmkuhl, e da secretária Executiva de Assuntos Internacionais, Daniela Abreu.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail