Dia do cliente: 3 ações fundamentais para o relacionamento com o consumidor

Nesta terça-feira, dia 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente. A data também serve para uma reflexão das empresas: afinal, será que o meu produto ou serviço ainda atende às necessidades do consumidor?

Para o consultor empresarial e mentor de negócios Roberto Vilela, é hora de verificar algumas mudanças no perfil do cliente:

“Nos últimos anos a transformação digital acelerou uma série de novas exigências e de formatos de consumo. O cliente é mais bem informado, busca mais agilidade e não está disposto a abrir mão de algumas comodidades em sua rotina. E a pandemia transformou ainda mais o relacionamento entre empresas e clientes”.

Ele destaca três questões que devem ser avaliadas pelas empresas, confira abaixo:

Seu público quer atendimento multicanal

O cliente quer, cada vez mais, resolver suas demandas por meio do smartphone. Uma pesquisa recente da KPMG, por exemplo, revelou que para 73% das pessoas ouvidas, a facilidade de compra é um fator fundamental na escolha da marca. Ser digital é crucial para sobreviver no mercado. Portanto é essencial ter mais de um canal de atendimento. Suas redes sociais, por exemplo, precisam ser bem formuladas e devem servir como meio de vendas. Entrega facilitada também precisa estar no radar.

O marketing de influência está em alta

Quando pessoas consideradas confiáveis falam do seu produto ou serviço, o consumidor tende a aceitá-lo com mais facilidade. Por isso, o chamado marketing de influência precisa estar no planejamento. Entenda por influenciador pessoas com bom posicionamento no mercado e nas mídias sociais. Pode ser desde aquela pessoa que trabalha com isso, o chamado digital influencer, até um executivo reconhecido no mercado. Por isso, busque aproximação e parcerias com quem tem a ver com a sua empresa e tem destaque entre o seu público. E claro: escolha sempre pessoas com boa reputação e que sejam confiáveis para agregar sua marca.

Experiência de compra

Para fidelizar o cliente, é importante entregar a ele experiências únicas no momento da compra. Um ambiente confortável para recebê-lo, atendimento personalizado, um bilhete escrito à mão enviado junto com o produto, o entendimento da necessidade específica de cada consumidor. Entregar uma boa experiência não é complexo, mas exige dedicação e observação. Se você conseguir entender melhor o seu cliente a partir destes dois princípios, conseguirá tornar a compra uma experiência muito mais agradável, o que influenciará no retorno dele ao seu negócio.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais