Siga nas redes sociais

Search

Produção industrial cresce 10,1% em julho em SC

A produção industrial de Santa Catarina teve o melhor desempenho da região Sul, com crescimento de 10,1% em julho. A média nacional foi de 8%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta quarta-feira, dia 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o governador Carlos Moisés, esses índices são resultado de um esforço do Governo do Estado em preservar vidas, em meio à pandemia, mas também assegurar a retomada segura das atividades econômicas, com foco na preservação do emprego e da renda:

“A indústria não parou. Mantemos o funcionamento com protocolos específicos para garantir a segurança dos trabalhadores e o abastecimento do estado. Então o crescimento dessa atividade é fruto das ações do Governo, das entidades, das indústrias e da própria população, que respeita as orientações. Assim, conseguimos alcançar uma retomada econômica mais consistente e, ao mesmo tempo, garantimos que nenhum catarinense com Covid-19 ficasse sem atendimento”.

O estado aparece com o sexto maior crescimento entre os 15 locais pesquisados.

Apesar da retração em alguns segmentos industriais, quando comparado com julho do ano passado, ou na comparação semestral, diversos setores estão reagindo.

É o caso da fabricação de produtos alimentícios (2,4%), têxteis (2,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (27,7%), máquinas e equipamentos (20,4%), artigos de metal (8,1%) e materiais plásticos e de borracha (4,8%).

“Os demais setores industriais ainda estão em retração. Mas, de forma geral, se observa uma tendência generalizada de melhora nos dados de produção, com uma retração cada vez menor”, destaca o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail