Siga nas redes sociais

Search

Portaria do Ministério da Economia adia início das próximas fases do eSocial

Diante da pandemia que afetou o funcionamento de diversas empresas no país, o Ministério da Economia decidiu adiar, por meio de portaria, a obrigatoriedade do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Estão incluídas na lista:

  • Empresas pertencentes ao 3º grupo de obrigados (empregador optante pelo Simples Nacional, produtor rural PF, entidades sem fins lucrativos e empregador pessoa física, exceto doméstico) iniciariam o envio de folhas de pagamento a partir de setembro deste ano, conforme calendário atual.
  • Órgãos públicos federais e as organizações internacionais (grupo 4) também começariam a fase 1 em setembro.
  • O adiamento também abrange os eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST), previstos para iniciarem em setembro para as empresas do 1º grupo de obrigados (empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões). 

As novas datas de início das próximas fases serão divulgadas no decorrer do ano, assim que forem definidas pelos entes que compõem o sistema.

FASES EM CURSO

A transmissão de eventos para o eSocial continua normalmente para todos os empregadores já obrigados, de acordo com as fases em que se encontram. Isso vale, também, para os empregadores domésticos.

Ou seja, o calendário atual continua válido, apenas as novas fases que iniciariam agora em setembro, além dos grupos que ainda não estavam obrigados ao eSocial foram adiadas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail