Siga nas redes sociais

Search

UFSC está entre as 8 melhores universidades do país segundo ranking internacional

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se mantém entre as oito melhores instituições de ensino superior do país, de acordo com o ranking internacional da Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira, 2 de setembro.

A lista é considerada um dos principais rankings universitários do mundo.

A UFSC se encontra ranqueada na colocação 601 a 800 e, em relação ao ano passado, manteve sua posição em todos os quesitos.

Outras cinco universidades se encontram na mesma faixa: as federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (Unifesp) e de Sergipe (UFS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A primeira e a segunda colocação entre as brasileiras ficam, respectivamente, com a Universidade de São Paulo (USP), na posição 201 a 250, e a Universidade de Campinas (Unicamp), 401 a 500. 

Apesar de, a partir da posição 200, a classificação ser feita em grupos, o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Paulo Fernandes, esclarece que os resultados, quando analisados, colocam a UFSC como a quinta melhor instituição de ensino superior do país, sendo a terceira entre as federais:

“Desde 2016, nós começamos a analisar as metodologias e os indicadores desses sistemas de ranqueamento das universidades e percebemos que existem critérios específicos para cada um desses rankings. No caso do THE, a gente percebe, analisando o resultado de 2021, que a UFSC, dentre as federais, só fica atrás da UFRGS e da UFMG. As duas primeiras são universidades estaduais paulistas. Ficamos muito felizes, porque podemos dizer que, segundo esse ranking, a UFSC se coloca como a terceira melhor universidade federal do Brasil”.

Foram avaliadas mais de 1,5 mil universidades de 93 países. O ranking é baseado em 13 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail