Siga nas redes sociais

Search

Pandemia acelera mudanças nos meios de pagamento do Brasil

Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera. Crédito da foto: Caio Cezar

O mercado de meios de pagamento está passando por diversas mudanças diante da pandemia. Prova disso é o desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que entrará em vigor em novembro.

Um dado interessante foi exposto no Fórum Econômico Mundial 2020 que confirmou que  as soluções low touch estão entre as tendências que foram aceleradas em razão das condições de higiene impostas pela pandemia.

No Brasil, o uso de soluções para pagamentos P2P, ou seja, de pessoa para pessoa e de pessoa para empresa foram as mais impactadas. Essas formas digitais de transferências bancárias permitiram, principalmente, que pequenas empresas ganhassem espaço de competitividade em um cenário de crise.

Outro fator importante foi o comportamento do consumidor: segundo a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2020, divulgada em junho, entre os meses de janeiro e abril deste ano, o percentual de transações feitas por pessoas físicas em canais digitais aumentou 19%, sendo que destas, 22% foram por meio de mobile banking. Ao mesmo tempo, o uso de caixas eletrônicos (ATMs) caiu 19%.

Neste cenário, o Asaas, uma conta digital para empreendedores, percebeu crescimento de 38% no percentual de clientes autônomos durante a pandemia.

Como a plataforma pode ser usada por pessoa física e jurídica, com ou sem conta bancária, um dos serviços que mais cresceu foi a gestão de pagamentos.

A fintech de Joinville está cadastrada para fazer conexão com a plataforma PIX, assim que lançada pelo Banco Central

“Com a vinda do coronavírus e o isolamento social percebemos um impacto no cliente. Nós atendemos profissionais autônomos, micro e pequenos empreendedores que tiveram que continuar a trabalhar para manter o fluxo de caixa. Com isso, observamos uma baixa no faturamento desses clientes em abril (15% de queda). Em maio, vimos que essas pessoas tiveram de se adaptar e buscar ferramentas online e as vendas começaram a crescer. Acredito que o PIX será mais um reforço para esse público, que poderão fazer pagamentos e transferências com tarifas mais baixas. Esta facilidade ampliará sua competitividade no mercado”, destaca Piero Contezini, CEO da empresa.

A utilização do papel moeda já estava em queda, antes mesmo da pandemia, o que era uma questão de segurança e conveniência, se tornou uma medida de importância sanitária.

“A automação para o mercado financeiro já era uma tendência, o momento atual acelerou este movimento. Quem não investia em tecnologia na área de finanças, precisou correr atrás”, comenta Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera, fintech open banking com sede em Joinville.

Um exemplo de automação que pode fazer a diferença no dia a dia das empresas, é quando o pagamento de fornecedores precisa ser feito. Esta é uma atividade repetitiva e as chances de falhas são enormes.

Assim, o caminho mais adequado é o da automação, por meio de um sistema de gestão que permita ainda integração com outras ferramentas necessárias para otimizar o financeiro da empresa.

Para suportar a crescente demanda por meios de pagamento capazes de atender aos novos requisitos de saúde e segurança impostos pela pandemia, a inovação também vem acontecendo de fora para dentro das fintechs.

Disruptivo no mercado brasileiro, o sistema de reconhecimento facial, já utilizado para verificar chances de infecção pelo coronavírus em países como a China, está sendo a solução para proporcionar um pagamento rápido e sem toque em varejos físicos.

Com foco em supermercados e farmácias, serviços essenciais na pandemia, a startup Payface usa desta tecnologia para  conectar o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado.

Assim, sem precisar mostrar o cartão, o consumidor passa a fazer suas compras usando apenas o rosto, diminuindo filas e evitando o contato físico.

“A experiência de pagamento ainda é algo dissociado da jornada do consumidor. Ele vai em uma loja ou restaurante e muitas vezes demora mais para pagar do que para usufruir do serviço oferecido. Queremos mudar isso”, conta Eládio Isoppo, CEO e cofundador da Payface.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail