Siga nas redes sociais

Search

Santa Catarina lidera crescimento do comércio na Região Sul

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Santa Catarina lidera o crescimento do comércio na região Sul. Confira a análise completa abaixo:

SANTA CATARINA

O volume de vendas do comércio catarinense cresceu 2,8% em junho. Esse é o segundo mês consecutivo de alta, após os resultados negativos de março e abril. 

Em comparação com junho do ano passado, o crescimento foi ainda maior, de 12,7%.

No acumulado do ano, as vendas do comércio avançaram 2%, o terceiro melhor desempenho do país. 

O resultado positivo do ano foi influenciado pelo aumento das vendas dos hipermercados e supermercados (12,3%), artigos farmacêuticos (5,2%) e de móveis e eletrodomésticos (2,2%). 

PARANÁ

As vendas do comércio paranaense cresceram 0,5% em junho, menor alta no país para o período. 

Frente a junho de 2019, o crescimento foi de 1,3%. Já no primeiro semestre, as vendas do comércio recuaram 0,5%

Contribuíram para o resultado positivo a alta nas vendas de móveis e eletrodomésticos (40,5%), dos hipermercados e supermercados (6,1%) e de artigos farmacêuticos (4,5%). 

RIO GRANDE DO SUL

Seguindo ritmo contrário, as vendas do comércio gaúcho caíram 9% em junho, 1,3% frente ao mesmo mês do ano passado e 2,3% no acumulado do ano. 

No ano, a queda foi influenciada principalmente pela redução das vendas de livros e jornais (-39,1%) e de tecidos e vestuário (34%).

Nesse período, somente as vendas de móveis e eletrodomésticos (11,5%), hipermercados (3,2%) e artigos de uso pessoal (2,7%), cresceram. 

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail