Siga nas redes sociais

Search

Prova de vida de inativos e pensionistas de SC será com reconhecimento facial

Mais comodidade e tecnologia para os inativos e pensionistas de Santa Catarina realizarem a prova de vida.

Esse é o objetivo do termo de adesão do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev) ao Laboratório de Inovação em Governo (Nidus), assinado nesta semana.

A proposta é substituir a prova de vida tradicional, em que os aposentados e pensionistas precisam se deslocar até os órgãos, pelo reconhecimento facial, efetuado de forma online.

“Com o uso desta tecnologia, a intenção é proporcionar mais segurança e conforto aos aposentados e pensionistas, que poderão fazer seu recadastramento sem sair de casa”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.

A ação vai beneficiar diretamente cerca de 46 mil servidores inativos e 12 mil pensionistas, que precisam anualmente comparecer nos órgãos de origem ou às setoriais do Iprev para confirmar endereço e efetivar a prova de vida. E, assim, continuar recebendo os benefícios previdenciários.

“Esse projeto já vem sendo idealizado desde o ano passado, mas não tínhamos conseguido uma saída totalmente viável. Agora, com a parceria do Nidus, nossas expectativas foram ampliadas significativamente, em especial, pela reconhecida capacidade do laboratório em encontrar soluções inovadoras. Além da comodidade dos usuários, pois muitos inclusive residem em outros estados, a medida também vai gerar economia direta de pouco mais de R$ 2 milhões ao erário”, explica o presidente do Iprev, Kliwer Schmitt.

Agora, o laboratório Nidus trabalha no mapeamento da empresa que apresente a melhor alternativa de reconhecimento facial para ser contratada para realizar o serviço.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail