Siga nas redes sociais

Search

Aplicativo mapeia e avalia empresas e lugares que promovem inclusão, lazer e segurança a comunidade LGBTI+

Uma solução inovadora e com impacto social muito relevante criada por um grupo de amigos. A partir de uma avaliação, é possível saber se o lugar é seguro e promove inclusão e o bem-estar da comunidade LGBTI+. Lançada neste ano, a Nohs Somos, já acumula 384 usuários e 521 avaliações. 

Hoje o mapa possui avaliações em 16 cidades, contudo o nosso foco atual está em Florianópolis. Para avaliar, basta fazer a busca pelo estabelecimento/empresa e dar sua nota”, destaca Hottmar Loch, diretor geral da startup.

A novidade, de acordo com ele, é o lançamento oficial da solução na versão web em setembro. Além do mapeamento de locais, o negócio propõe consultorias especializadas, principalmente para empresas que buscam cada vez mais diversificarem o quadro funcional:

“Antes de estruturar a estratégia de diversidade, é importante compreender porque o tema diversidade e inclusão é relevante para a organização e se isso está realmente conectado com o propósito e os valores da empresa. Uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva é construída através de um processo que exige consistência, comprometimento e continuidade. É um movimento top-down, ou seja, deve partir das lideranças para os demais colaboradores, buscando o engajamento, o diálogo e a segurança psicológica dos times. Se bem conduzida, a estratégia de diversidade pode se tornar um diferencial competitivo e servir como alavanca de performance e inovação”. 

Hoje, a Nohs Somos é constituída por 6 sócias e sócios e, nesse momento de inicial de expansão conta com o auxílio remoto de 32 pessoas nas áreas de Produto, Marketing, Desenvolvimento, Financeiro e Jurídico, tendo acesso aos produtos, cursos e eventos da startup. O time da startup é composto por lésbicas, gays, bissexuais, trans e heterossexuais.

COMO FUNCIONA

Com julgamentos positivos e negativos, o local avaliado  precisa, no mínimo, 10 avaliações de pessoas diferentes. Para ter o selo de local amigável, o estabelecimento precisa ter uma nota superior a 4. 

“Além disso, a avaliação é qualitativa, ao clicar em alguma estrela, há um sistema de tags que proporcionam dados curados quanto a interseccionalidade por trás da LGBTIFOBIA: a discriminação acontece de formas diferentes dentro da comunidade LGBTI+, é de um jeito para pessoas brancas e de outro para negras, para homens cis diferente de mulheres cis e pode vir a ser mais violenta para homens e mulheres trans”, explica o diretor. 

O sistema de avaliação é uma parceria em construção com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e além da homofobia, lesbofobia e transfobia, outros dados são coletados, como racismo e assédio contra mulheres. 

PRÓXIMOS PASSOS

Com a nova versão no segundo semestre, o mapa terá mais funcionalidades: sistema de vouchers com estabelecimentos parceiros, filtros para buscas de restaurantes, bares, baladas, lojas, além de outras funções como rotas e denúncias, feed com posts, recomendações de lugares e com comunidades digitais com diferentes temas, gerando engajamento e senso de pertencimento. Para o ano que vem, uma versão com o foco em avaliações de empresas está sendo desenvolvida. 

“A visão da Nohs Somos é em 3 anos estar consolidada como um marketplace LGBTI+, coletando dados que hoje são carentes e criando uma Big Data, trabalhando com a mineração de dados em prol da causa e impactando na cultura brasileira”, finaliza o empresário.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail