Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa para o Dia dos Pais aponta crescimento de 142% a intenção de compra via e-commerce

O Dia dos Pais este ano deverá ser marcado por uma importante mudança de hábito do consumidor: a compra do presente via e-commerce.

De acordo com pesquisa feita pela Boa Vista para identificar o comportamento e as perspectivas de compra dos consumidores brasileiros para a data, a forma de compra pela internet cresceu 142%, se comparada com o mesmo período do ano passado. Trata-se de um novo hábito de compra para 58% destes consumidores. 

Os entrevistados apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%).

ECONÔMICO E TRADICIONAL

A escolha do presente não deverá surpreender os pais. A preferência será por itens de setor de vestuários e calçados (45%), seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data.

Além disso os consultados na pesquisa indicam que a conjuntura econômica preocupa e inibe investimento alto no presente.

Diante deste cenário, 80% pretendem gastar o mesmo valor, se comparado com igual período do ano passado, ou menos.

O ticket médio geral será em torno de R$ 173, ou seja, 5% menor quando comparado ao do ano anterior.

Mesmo pretendendo gastar menos, 96% consideram importante presentear nesta data.

A pesquisa identificou que o valor do presente é determinante para 34% dos consumidores, seguido de necessidade (21%) e desejo (19%).  

FORMA DE PAGAMENTO

Grande parte dos entrevistados aponta predileção pelo pagamento à vista (61%), com a utilização do cartão de débito por 41% dos consultados.

Dentre os que preferem parcelar (39% dos entrevistados), 91% utilizarão cartão de crédito e, os demais encontram alternativas no cartão de débito programado (2%), carnê/boleto (7%) e cheque (1%).

RETOMADA

Os entrevistados também foram questionados sobre a retomada gradual do comércio e serviços e 60% dos consumidores apoiam essa medida, inclusive, 29% dizem já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando idas a supermercado (64%), restaurantes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21%.

“A pesquisa corrobora o que observamos no início da quarentena, quando, por conta do fechamento do comércio como medida para se manter o isolamento social, muitas empresas passaram a vender online. Ao longo deste período também observamos mais empresas buscando o Cadastro Positivo para aperfeiçoar as suas análises de crédito, movimento que contribui com o mercado de crédito como um todo, neste momento delicado da economia”, analisa o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada entre 6 a 21 de julho, com cerca de 1 mil consumidores, em todo o Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail