Siga nas redes sociais

Search

Fecomércio divulga pesquisa sobre caminhos para transformar Florianópolis em smart city até 2030

A Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio/SC apresenta nesta quinta-feira, às 14h, o relatório final do estudo Smart Floripa 2030: Transformando Florianópolis numa Cidade Inteligente de Inovação, desenvolvido em parceria com a UFSC, Universidade de São Paulo, Queensland University of Technology, Prefeitura da Capital, Instituto Lixo Zero, Floripamanhã, Senac, Sebrae SC e  Governo de Santa Catarina.

A apresentação será ao vivo pelo canal no Youtube clicando aqui.

O estudo é resultado de um trabalho que começou em 2018 e que buscou entender o impacto dos ecossistemas de inovação para o desenvolvimento sustentável das cidades.

A capital catarinense foi o laboratório da pesquisa que apontou as fraquezas e também os pontos fortes que contribuem para que Florianópolis se torne de fato uma cidade inteligente de inovação até 2030.

Foram ouvidos representantes da chamada quádrupla hélice (universidades, empresas, governos e instituições), com alto índice de conhecimento do ecossistema de inovação da cidade.

Segundo o estudo, é necessário criar um planejamento estratégico voltado para este objetivo, aumentar a coordenação entre poder público, iniciativa privada, entidades sem fins lucrativos e sociedade, ampliar o número de mulheres em cargos de liderança e empreendedorismo com foco em inovação, estimular a internacionalização de mercados, adotar novos modais de transporte, levar inovação para outros segmentos, como o turismo, reter mão de obra qualificada, melhorar a infraestrutura, além de dezenas de outros aspectos destacados pelos pesquisadores.

“Nós já temos o mais importante, que é a cultura do empreendedorismo latente na cidade, um ecossistema forte e  instituições de ensino e pesquisa reconhecidos pela qualidade. Precisamos avançar na coordenação de todos os atores, no planejamento e na adoção de políticas públicas que permitam dar os passos necessários na direção de uma smart city de inovação”, observa a Jamile Sabatini Marques, presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio/SC.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail