Siga nas redes sociais

Search

O que faz da Softplan a única empresa de Florianópolis entre as Campeãs da Inovação no Sul

Uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, a Softplan,  é a única empresa do ecossistema tecnológico de Florianópolis presente na 16ª edição da lista das 50 Campeãs da Inovação do Sul do país.

Publicada neste mês pelo Grupo Amanhã e o IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge (EUA), a certificação internacional funciona como um medidor de mercado para os líderes empresariais de P&D da região.

O ranking também é peça fundamental para gerar valor para os negócios e, neste ano, reúne 28 empresas inovadoras do Rio Grande do Sul, 12 de Santa Catarina e 10 do Paraná, em 27 segmentos diferentes da economia.

Com três décadas dedicadas ao desenvolvimento de softwares para a indústria da construção, justiça, gestão pública e saúde, a Softplan, que tem presença nacional e internacional, se destaca no setor devido ao desenvolvimento contínuo de estratégias inovadoras pautadas em quatro frentes de inovação corporativa (corporate venture).

É o que aponta Guilherme Tossulino, diretor de Inovação e Novos Negócios da empresa:

“Há quatro anos estamos investindo sistematicamente em nossos processos de inovação. Iniciamos com projetos de intraempreendedorismo para desenvolver um clima organizacional orientado a inovação e mudança; via open innovation, reforçamos nossa presença no ecossistema de tecnologia, participando, contribuindo e trocando experiência com diversos players; também criamos os venture builders, que são squads independentes das operação do dia-a-dia para termos mais agilidade e especializar algumas competências na criação de novos produtos e abertura de mercado”.

Outro diferencial que a torna a empresa catarinense uma das mais inovadoras aos olhos do mercado é a estruturação de uma área de M&A, onde são realizadas operações de investimento em outras empresas, trazendo para o portfólio da organização novos negócios, com novos produtos, mercados e clientes de uma forma muito rápida.

“O que temos hoje é resultado de muito trabalho e uma jornada de erros e acertos que a inovação exige para ser bem sucedida. Inovar é uma das prioridades estratégicas da Softplan e ser reconhecida como uma empresa que se destaca no cenário de inovação e tecnologia nos deixa orgulhosos e é fruto do trabalho incessante de quase 2 mil pessoas que todos os dias se unem para transformar a vida dos nossos clientes nos diferentes segmentos em que atuamos. O prêmio também reforça a nossa estratégia de inovação e crescimento, nos dando mais subsídios para fazer mais e melhor”, destaca o diretor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail