API de carimbo do tempo torna sistemas internos mais seguros

Uma das tendências entre as empresas preparadas para o futuro é a integração de sistemas internos com tecnologias de ponta.

A Application Programming Interface (API) é uma ferramenta que agiliza o processo de desenvolvimento e ajuda a incorporar tecnologias pensadas por especialistas aos softwares que os funcionários já estão habituados a utilizar.

A BRy Tecnologia, empresa especializada em soluções de criptografia, desenvolveu a API de Carimbo do Tempo, que pode ser integrada a sistemas e em diferentes áreas.

“O carimbo do tempo registra data e hora a partir de uma fonte de tempo segura, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por isso, garante tempestividade à operação. Pode ser usado para registro de ponto eletrônico no sistema de recursos humanos e para garantir ainda mais segurança em acordos e contratos firmados”, explica Darlan Vivian, technology manager da BRy Tecnologia.

De acordo com ele, a facilidade de uma API é que ela dispensa a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores própria dedicada à solução:

“A API incorpora tecnologias novas a um sistema que o time já está habituado a usar. Com isso, a empresa ganha em tempo e reduz custos”.

Outro exemplo de como ela pode contribuir para as empresas é no registro preciso de início e fim de contratos.

Também auxilia na protocolização de documentos digitais e funciona como evidência do momento exato em que uma operação ou novo aporte são efetuados.

“O carimbo do tempo é uma tecnologia que utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário. Por isso, é uma ferramenta de segurança que garante a validade da assinatura do documento eletrônico mesmo após a expiração do Certificado Digital utilizado”, destaca.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais