Siga nas redes sociais

Search

Sistema vai disponibilizar dados para facilitar licenciamento ambiental

Encontrar o terreno certo é uma das principais etapas para um empreendimento de construção civil.

Pensando em facilitar a vida de empresas, investidores e poder público, um grupo de Florianópolis desenvolveu uma plataforma para reunir informações estratégicas e confiáveis sobre restrições socioambientais de uso da terra.

Essa é uma das 150 ideias aprovadas na última edição do Programa Nascer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC.

A proposta surgiu a partir da experiência em consultoria ambiental dos sócios Soraia Fachini Schneider, Roger Bittencourt, Rafaela Fontanella Sander, Maycon Hamann e Alisson Humbert’s Martins.

“Isso evita ou reduz os riscos de entrar numa situação de inviabilidade de construção, sofrer conflitos de uso de recursos naturais, passar por dificuldade e demora na obtenção de permissões e licenças junto a prefeituras e órgãos de licenciamento ambiental”, explica Soraia.

A ferramenta pode facilitar também o trabalho de técnicos do poder público ou mesmo de outras instituições que farão as análises ambientais, controle e fiscalização dos empreendimentos. As informações também estarão disponíveis para consulta pública e para pesquisadores.

A participação no programa tem permitido à equipe ampliar a visão e transformar uma ideia em um negócio que poderá ser viabilizado em breve.

“Está nos ajudando a identificar o porquê da existência do nosso serviço, o que estamos entregando, para quem ele pode servir e se de fato ele será necessário a ponto de se diferenciar de outros serviços”, destaca a sócia.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do Programa Nascer é justamente capacitar negócios que estão na fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias;

“Assim, quando surgirem oportunidades de mercado ou mesmo de fomento, estes empreendedores estarão preparados. Este é o momento de aprender, errar, testar e seguir empreendendo”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail