Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa mostra que equipes estão se sentindo mais unidas na pandemia

De acordo com uma pesquisa feita pela Gallup, empresas onde funcionários são melhores amigos tem números diferenciados no mercado.

Conforme o estudo, 2 em cada 10 empregados têm melhores amigos no trabalho. Porém, a estimativa é de que, se esse número subir para 6 a cada 10, as empresas terão 12% a mais de lucros, 36% menos de acidentes de segurança no trabalho e 7% a mais de engajamento.

Mas, com o distanciamento social em função da pandemia, como estão as amizades e produtividade das equipes?

Segundo dados da Pulses, startup que tem soluções de clima organizacional medidos de forma contínua, a quarentena não está sendo um impeditivo para os profissionais se sentirem próximos.

Em uma amostra com 44.800 respondentes, foi possível perceber um aumento de 4 pontos em relação ao espírito de equipe (saindo de uma média de 78,84 para 83,44).

“As nossas pesquisas mostram que a percepção sobre o relacionamento interpessoal aumentou de forma considerável nesta época de isolamento. Apesar de fisicamente distantes, os times estão encontrando meios de permanecerem próximos e trabalhando de forma conjunta para o alcance dos objetivos, seja através de reuniões ou happy hours virtuais”, destaca Michelly Dellecave, CMO da Pulses.

Na startup de Joinville, a Motoboy.com, especializada em entregas ultrarrápidas, as melhores amigas Kathia Kellin Bordelack, de 22 anos, e Paloma Elizabeth Hellmann, 21 anos, não se deixaram abater, mesmo durante a pandemia. Elas se conheceram na empresa e os gostos em comum as aproximaram naturalmente.

“A Kathia é apaixonada por quebra-cabeças e, um dia, ela me convidou pra montar um com ela. Isso nos uniu, porque ele era enorme e passamos um bom tempo juntas para terminá-lo”, lembra Paloma.

Depois disso, passaram a ser companhia uma da outra em várias atividades: pedaladas, caminhadas, compras no shopping, passear com cachorros e até criaram a “Festa do Pão de Alho”, no qual reúnem todos os colegas para montar quebra-cabeças e comer pão de alho, um gosto em comum da equipe. Em tempos de pandemia, a amizade continua intacta, mesmo com as restrições.

“Continuamos convivendo de forma muito próxima, apenas respeitamos o distanciamento. Como não podemos mais fazer as coisas que mais gostávamos, adaptamos. As conversas através das redes sociais, ligações e chamadas de vídeos aumentaram e, assim, nos sentimos mais próximas quando precisamos de alguém”, conta Paloma.

As compras no mercado, mesmo sem a companhia de sempre, continuam sendo um elo entre as amigas.

“Há uns dias, fui fazer compras sozinha, mas lembrei da Paloma. Comprei a bebida preferida dela e um chocolate e mandei entregar. Foi uma forma de nos mantermos próximas”, lembra a colega.

A startup já adotava o home office eventualmente, o que ajudou o time a manter o trabalho em momento de pico: de acordo com o Google, as buscas por serviços de entregas aumentou em 300% devido ao isolamento social.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail