Siga nas redes sociais

Search

As vantagens de um sistema que une rastreamento, monitoramento e gestão veicular

Foto: divulgação/Pixabay

Planejar a operação, acompanhar a execução, atender clientes, controlar custos e lidar com multas e acidentes estão entre os maiores desafios para quem trabalha com veículos, independente do seu porte ou objetivo, que pode ser o deslocamento até uma simples reunião ou até mesmo uma operação que envolve a entrega de um produto que pesa toneladas. 

A gestão desse processo muitas vezes torna-se complexa, envolvendo diversos setores de uma empresa. No entanto, o uso de tecnologia pode facilitar, otimizar e garantir a tomada de decisões mais assertiva.

Nesse contexto, podemos citar sistemas que unem rastreamento, monitoramento e gestão de veículos, que auxiliam no desempenho das atividades, auxiliando gestores e usuários nas soluções de forma prática. 

Daniel Lourenço, sócio da Pandora Gestão e Rastreamento, destaca que com o sistema, o contratante tem acesso aos dados da frota pessoal ou corporativa, incluindo percursos, distâncias, velocidades, tempo gasto,  tempo de uso, número de paradas e a velocidade média, entre outros:

“Essa é uma ferramenta que vem sendo bastante requisitada, tanto as pessoas físicas como as jurídicas podem adquirir a solução”. 

O empresário destaca três vantagens obtidas com um sistema completo para esse tipo de demanda:

Rastreamento de veículos em tempo real

A atualização dos veículos deve ser otimizada para um controle efetivo. O tempo de envio das posições deve conseguir criar uma visão clara, tanto para um acompanhamento no momento, quanto para fins de análise do histórico posteriormente. Uma má otimização cria espaços de tempo que podem esconder ou desinformar sobre a condução do veículo, ou gerar informações em excesso, tornando difícil isolar uma situação em particular. Também existem regiões onde o rastreamento não conseguirá enviar as posições no momento, nesse caso o equipamento deve possuir memória interna, gravando o percurso, velocidade e informações pertinentes, para enviar ao sistema quando voltar a ter conexão. Desta forma, mesmo que o veículo passe pelas denominadas “áreas de sombra”, será possível avaliar sua utilização no local.

Automatização de rotinas 

Tanto para empresas ou pessoas físicas que desejam ter seu veículo rastreado, o sistema deve oferecer opções de alertas e avisos, que permitam a identificação de situações adversas ou de interesse sem que seja necessário um acompanhamento direto. Alertas de quando a ignição é ligada, quando o veículo se movimenta, ou de quando chega ao seu destino devem estar disponíveis. Estes alertas e muitos outros devem ser possíveis de se receber, por aplicativo,  e-mail e até SMS. Desta forma, o veículo estará rastreado, mas não irá exigir que seja feito nenhum outro investimento em pessoal para controlar, sendo requerido a atenção apenas quando os alertas forem acionados. A possibilidade de criar rotas e salvá-las no sistema para uso contínuo e/ou esporádico também facilita para empresas que necessitem saber se a mesma está sendo atendida. Por último, a capacidade de gravar endereços de interesse, para utilização como pontos de referência e também de tempo de parada ou visita a clientes gera a possibilidade de verificar e otimizar o roteiro de veículos de serviços técnicos ou entregas. 

Manutenção, multas e abastecimento

Um sistema eficiente permite que sejam criados controles que auxiliem na eficiência do veículo. O agendamento de manutenções, conforme data ou quilometragem, é uma forma de manter em dia as necessidades básicas para qualquer operação ou uso. O controle de multas deve se utilizado, tanto como uma ferramenta de controle quanto como um lembrete para evitar certas situações. O controle de abastecimento serve para que se possa, não apenas controlar o custo e a qualidade do abastecimento, quanto demonstrar qual o rendimento do veículo em relação ao seu uso, podendo até indicar a necessidade de troca do mesmo.

Quer contratar um sistema de rastreamento e gestão veicular? Entre em contato pelo telefone (47) 3288-4945  ou Whatsapp (47) 98851-6514. 

Compartilhe

Gestão e segurança veicular em uma única solução.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail