Siga nas redes sociais

Search

Polícia Civil e Procon interditam 4 fábricas de álcool gel com irregularidades em SC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais (DTCA) de Tubarão e da Delegacia de Polícia de Araquari, e o Procon interditaram 4 fábricas de álcool em gel no em Santa Catarina.

A ação, que também resultou na prisão em flagrante de três pessoas, ocorreu na quarta-feira, dia 8 de junho.

Em Araquari, foram três empresas interditadas e três pessoas presas em flagrante por crime contra a saúde pública, relações de consumo e o meio ambiente.

A operação Álcool Falso teve o apoio da DP de Balneário Barra do Sul e Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville.

Foram constatados que diversos produtos de várias empresas não obedeciam aos critérios de qualidade e eficiência preconizados pela legislação e pela Anvisa.

Eles apresentavam concentração do álcool etílico abaixo dos 70% conforme anunciado.

Durante os trabalhos de fiscalização, a Polícia Civil verificou que, além das infrações administrativas, os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais também praticaram infrações penais, sendo que três pessoas foram conduzidas e presas em flagrante.

Uma fábrica também foi interditada em Tubarão. As análises laboratoriais feitas constataram que a concentração de álcool nos produtos, conhecidos como “álcool 70”, era inferior ao indicado na embalagem e ao recomendável.

Assim, o produto não apresenta a eficácia prometida, principalmente quanto à desinfecção e higienização das mãos e objetos para a prevenção do coronavírus.

A empresa deve informar amplamente os consumidores que adquiriram os produtos sobre essa constatação e providenciar a imediata retirada dos produtos que estejam sendo comercializados por revendedores.

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar a responsabilidade penal dos envolvidos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail