Siga nas redes sociais

Search

Klabin doa quatro toneladas de álcool em gel produzido a partir da celulose

Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Klabin, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a indústria de cosméticos Apoteka, desenvolveram uma formulação inédita de álcool gel feita a partir de celulose microfibrilada (MFC).

O espessante, extraído da madeira, substitui o carbopol, insumo de origem fóssil não produzido no Brasil.

O lote inicial, de 60 quilos, foi testado e possui laudos técnicos que confirmam poder de ação igual ao álcool em gel tradicional, importante no combate ao coronavírus.

Agora, quatro toneladas do produto serão destinadas exclusivamente para mais de 24 mil profissionais da saúde de regiões onde a Klabin mantém atuação.

“Desde o início da pandemia a Klabin vem realizando diversas ações para apoiar a sociedade no combate ao Coronavírus. Poder oferecer aos profissionais da saúde um produto extremamente eficaz, feito a partir das nossas florestas, nos enche de orgulho e reforça a relevância do trabalho de pesquisa realizado pela companhia”, destaca Silvana Meister Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da empresa.

A celulose microfibrilada utilizada na fabricação do álcool em gel é produzida no recém-inaugurado Parque de Plantas Piloto da Companhia, localizado em Telêmaco Borba (PR). 

A MFC específica para este fim é um tipo de nanocelulose, mais homogênea, que possui propriedades que garantem hidratação para a pele, evitando o ressecamento pelo uso contínuo do produto.

EMBALAGEM SUSTENTÁVEL

Para armazenar o álcool em gel, a Klabin desenvolveu junto à Gualapack, líder global em stand-up pouches com bico, uma embalagem exclusiva feita com papel kraft.

Por meio de aplicação de laminação como barreira, o modelo oferece proteção adequada para armazenamento e transporte do produto, além de torná-lo ainda mais sustentável.

Os papéis Klabin são sustentáveis, feitos a partir de matéria-prima renovável, proveniente de florestas plantadas e certificadas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail