Siga nas redes sociais

Search

Vendas do comércio começam a mostrar sinais positivos

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados nesta quarta-feira, dia 8 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume de vendas do comércio catarinense cresceu 6,4% em maio, a maior alta do país.

Em comparação com abril deste ano, o crescimento foi ainda maior, de 18,1%. No acumulado do ano, as vendas do comércio se mantiveram estáveis.

O resultado positivo do mês foi influenciado pelo aumento das vendas dos hipermercados e supermercados (18,7%) e de móveis e eletrodomésticos (18,3%).

No Paraná, as vendas do comércio cresceram 2,3% em maio, ficando atrás apenas de Santa Catarina (6,4%), do Mato Grosso (5,8%) e do Mato Grosso do Sul (2,8%).

Frente a abril deste ano, o crescimento foi de 20%. Já no acumulado de janeiro a maio, as vendas do comércio recuaram 0,9%.

Contribuíram para o resultado positivo do mês a alta nas vendas de móveis e eletrodomésticos (29,3%), e dos hipermercados e supermercados (12,6%).

Já no Rio Grande do Sul, com cenário diverso, as vendas do comércio caíram 3,1% em maio e 4,8% no acumulado do ano, mas cresceram 17,7% em comparação com abril.

No ano, a queda foi influenciada pela redução das vendas de tecidos e vestuário (-39,1%), livros e jornais (-32,8%) e de móveis e eletrodomésticos (-13,1%). Nesse período, somente as vendas dos hipermercados e supermercados cresceram (6,3%).

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail