Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa da Epagri quer tornar macro alga em fonte de renda para maricultores em SC

Pesquisa da Epagri e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) quer tornar a macro alga  Kapaphycus alvarezii em fonte de renda para os maricutores em Santa Catarina, ao lado das ostras, mexilhões e vieiras. 

Para isso, os pesquisadores estão com cordas de cultivos no mar para observar o efeito do inverno sobre as algas, que sofrem com a baixa temperatura por ser uma espécie tropical.

De acordo com o pesquisador Alex Alves dos Santos, que coordena os estudos no Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap), destaca que “o estado é conhecido pelas pequenas propriedades e pela diversificação da produção. Nós queremos replicar isso no mar, queremos que os maricultores diversifiquem suas produções, que eles possam ganhar dinheiro com ostras, mexilhões e também com algas. Isso protege e qualifica as fazendas marinhas e eleva o lucro desses produtores”.

Nesse sentido, a Epagri aposta nessa atividade produtiva, que teve o cultivo comercial autorizado neste ano pelo Governo Federal.

Da macro alga é extraída uma substância com propriedades gelificante, espessante, estabilizante e emulsificante, muito utilizada em diversas indústrias como farmacêutica, química, alimentícia e têxtil.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail