Siga nas redes sociais

Search

Vendas nos supermercados de SC crescem 8,24% em maio

As vendas do setor supermercadista de Santa Catarina cresceram 8,24% em se comparado ao mesmo mês do ano passado.

Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

No acumulado do ano até maio o resultado indica +3,36% comparado ao mesmo período de 2019.

Para o presidente da entidade, Paulo Cesar Lopes, o resultado deste período indica uma tendência de estabilização no ritmo de crescimento já dentro desta nova situação de mercado da vigência plena do estado de pandemia por pelo menos 3 meses:

“Maio em relação a abril ainda tem um elemento de sazonalidade que é a Páscoa. O que contrabalança, de certa forma, é a vantagem de maio com 5 sábados contra 4 do mês de abril, fato relevante na composição do cálculo”.

Segundo o dirigente, o fato do segmento supermercadista ser considerado essencial, com funcionamento liberado desde o início da pandemia, justifica a série de crescimentos mensais este ano.

Ele acredita que a partir de agora a tendência é de que o setor enfrentará um período de estabilização de resultado para retração leve, como consequência direta da diminuição da atividade econômica:

“O aumento do desemprego e o impacto da pandemia nas empresas em geral provoca menor circulação de dinheiro na economia e diminuição no nível de consumo. Concentradas no essencial, as famílias tendem a gastar menos e o reflexo vai aparecer enquanto não houver a retomada, que, esperamos, aconteça no prazo mais breve possível”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail