Siga nas redes sociais

Search

Pior momento da recessão econômica já passou para mais da metade dos municípios

Apesar das estimativas de mercado apontarem para um longo período de recuperação econômica devido aos impactos da pandemia, com reduções superiores a 6,5% neste ano, a arrecadação de ICMS indica que o fundo do poço já possa ter passado para mais da metade dos municípios catarinenses. 

O termo representa o período de maior queda economia, o qual é sucedido por movimentos graduais de recuperação do nível de atividade econômica. 

Após reduzir 5% na passagem de abril para maio, a arrecadação de ICMS em junho aumentou 8%.

Na comparação com 2019, o mês de junho ainda mostrou baixas, de 17%, o que representa melhorias na atividade econômica, visto que em abril e maio as quedas ultrapassaram a faixa de 20%

Cerca de 60% dos municípios catarinenses seguiram esta tendência e apresentaram incrementos na arrecadação de junho.

Entre eles, destacam-se as cidades de Joinville, Içara, Tijucas, Timbó e Rio do Sul, que além do bom desempenho frente a maio, também mostraram crescimento em relação a junho de 2019. 

De acordo com o economista Henrique Reichert, da Caravela Soluções, “os números são reflexo do retorno gradual do comércio e da melhora na confiança dos consumidores. Inevitavelmente, setores ligados ao turismo e a entretenimento serão mais impactados, o que prejudica algumas cidades. Mas é importante que sejam encontradas alternativas para manter o equilíbrio entre as medidas de prevenção e a atividade econômica”. 

Os municípios que têm forte presença da indústria de alimentos, como Chapecó, Seara, Videira e Concórdia, também registraram aumentos na atividade econômica de junho e estão entre as poucas cidades que mantêm desempenho positivo no ano de 2020. 

Florianópolis, por outro lado, ainda registra perdas no seu volume de vendas. Marcada pelo comércio e turismo, a arrecadação da capital caiu 13% em junho e acumula queda de quase 8% no primeiro semestre. 

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail