Siga nas redes sociais

Search

Melhorar a imagem é o principal motivo para empresas realizarem inovações ambientais

A implementação de inovações com benefícios ambientais tem sido motivada, principalmente, por fatores relacionados à imagem das empresas.

Dentre as empresas que introduziram eco inovações entre 2015 e 2017, mais da metade indicaram melhorar a reputação (59,4%) e adequar-se aos códigos de boas práticas ambientais (54,3%) como motivos para inovar.

É o que mostra o módulo Sustentabilidade e Inovação Ambiental, da Pesquisa de Inovação (PINTEC) 2017, divulgadonesta sexta-feira, dia 3 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, a disponibilidade de apoio governamental, subsídios ou outros incentivos foi o fator motivador menos indicado pelas empresas (11,2%).

Segundo o gerente da pesquisa, Flávio Peixoto, essa preocupação pode estar relacionada a uma mudança no comportamento da sociedade e uma demanda do consumidor:

“Ao longo dos últimos anos, a gente nota que não só as empresas, mas a sociedade em geral, vêm ganhando consciência sobre certos aspectos sociais e ambientais, que se misturam. A questão do meio ambiente vem ganhando muito espaço, e isso é um reflexo dessa mudança”.

Sobre o apoio governamental, ele explica que a inovação é um processo sistêmico, em que vários atores precisam estar interconectados e coordenados para que a inovação ocorra: empresas, clientes e governo:

“Quando falamos de política pública, nos referimos aos instrumentos e programas desenhados para que as empresas, de fato, tenham práticas ambientais no seu processo produtivo e de inovação. E vimos que faltam instrumentos mais bem desenhados e específicos para essas práticas”.

A pesquisa mostra também que ainda é pequeno o número de empresas eco inovadoras no Brasil.

De um total de 116.962 empresas com mais de 10 pessoas ocupadas investigadas na PINTEC, apenas 39.329 empresas (33,6% do total) haviam implementado algum tipo de inovação em produtos ou processos, sendo que, dentre estas empresas inovadoras, menos da metade (15.975 mil ou 40,6% das empresas inovadoras) realizaram inovações com impactos ambientais positivos no período analisado.

A indústria foi a atividade com maior percentual de empresas eco inovadoras (43,1%), seguida por eletricidade e gás (32,8%) e serviços selecionados (21,8%).

“Além da maior parte da empresas que compõem a pesquisa serem industriais, a própria natureza das atividades da indústria, que está relacionada com processos, produtos e insumos, abre mais espaço para que essas práticas sejam feitas”, explica Flávio.

Ele acrescenta, ainda, que tanto a taxa de inovação quanto a taxa de ecoinovação são diretamente proporcionais ao tamanho da empresa:

“Isso está relacionado à estrutura da empresa, à possibilidade que essa empresas tem de realizar algum tipo de inovação. As grande empresas tem mais recursos e estrutura para realizar as inovações”.

A reciclagem de resíduos, águas residuais ou materiais para venda e/ou reutilização foi o tipo de impacto ambiental mais realizado pelas empresas eco inovadoras, sendo apontado por 57,9% delas.

Redução da contaminação do solo, da água, de ruído ou do ar também foi um impacto bastante frequente, observado em mais da metade dessas empresas (51,3%).

Esses também foram os impactos mais realizados pela indústria, sendo apontador por, respectivamente, 60,3% e 51,3% das que realizaram eco inovações.

Por outro lado, apenas 17,2% dessas empresas implementaram a substituição de energia proveniente de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis.

No entanto, quando se olha apenas para as empresas eco inovadoras de eletricidade e gás, esse impacto foi o mais comum, tendo sido realizado por 71,3% delas.

Já entre as empresas de serviços selecionados que realizaram inovações ambientais, o impacto mais realizado foi a redução da contaminação do solo, da água, de ruído ou do ar (24,2%).

O gerente da pesquisa explica que “essas empresas são, em geral, do setor de tecnologia, e suas atividades não estão diretamente relacionadas a processos produtivos, que fazem uso direto de insumos. Nestes casos, os impactos ambientais costumam ser indiretos”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail