Siga nas redes sociais

Search

Joinville e São Francisco do Sul ganham projeto para fortalecer o turismo

O turismo foi um dos mercados mais afetados pelas restrições de circulação impostas pela pandemia do coronavírus.

No Brasil, são bilhões de reais em prejuízos e milhares de empregos perdidos no setor.

Nesse cenário difícil, chega em boa hora o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), projeto do Sebrae/SC que tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade e interesse no turismo de Joinville e São Francisco do Sul.

O projeto trata de elaborar formas de valorizar a identidade de cada região, buscar a unidade na comunicação com os diversos públicos (empresários, moradores, turistas) e otimizar os recursos disponíveis com estratégias efetivas e inteligentes.

Além de preparar as empresas por meio de capacitação e consultoria, consiste de duas ações voltadas ao mercado.

Uma delas é divulgar as atrações, lugares e atividades imperdíveis nas duas cidades para o período de primavera e verão.

“É uma maneira de organizar e preparar a informação para que os turistas possam aproveitar ao máximo, considerando que teremos um turismo mais regional e de menor permanência no começo da retomada das viagens no último trimestre de 2020 e no verão de 2021. Mas é bom salientar: respeitando todos os protocolos de segurança sanitária”, explica Milena Zimmermann de Freitas, gestora de projetos da Gerência Regional Norte do Sebrae.

A outra estratégia é o Branding de Destino, focado em projetar os atrativos por meio de políticas públicas e marketing.

Para a secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Jamille Machado Douat,o projeto chega num bom momento, pois o município finaliza o Planejamento Estratégico do Turismo e a aprovação do Plano Diretor, que inclui várias áreas de interesse turístico e obras de infraestrutura voltadas ao setor:

“A estratégia de posicionamento de mercado e a construção da marca são fundamentais para a atração de turistas e de investimentos privados para o turismo, além, é claro, da relação de orgulho e valorização do próprio cidadão em relação à cidade. Estamos com expectativa positiva quanto a este trabalho e gratos ao Sebrae pela oportunidade”.

ELO DE LIGAÇÃO

Em Joinville, o Convention & Visitors Bureau será uma espécie de interlocutor do projeto, o elo entre o Sebrae e os diversos segmentos da sociedade.

O primeiro movimento da entidade será identificar, dentro de cada setor (turismo, cultura, indústria, comércio, esporte, inovação etc), personalidades que possam efetivamente participar de todo o processo de construção.

Para Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, o resultado final virá desse comprometimento heterogêneo da sociedade:

“Sem sombra de dúvida, o projeto é muito importante para um destino turístico. Reunir os atributos que uma cidade possui dentro de uma marca é extremamente relevante e pode colocar Joinville em um novo patamar de promoção enquanto destino turístico de negócios, de eventos e assim por diante”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail