Concessionária de Florianópolis é a primeira da América Latina a receber selo LEED Gold

Dados do World Green Building Council, entidade que reúne organizações de 70 países dedicadas à implementação de práticas mais sustentáveis na construção civil, indicam que as políticas adequadas de eficiência energética no setor poderiam gerar diminuição de gastos anuais que varia entre 280 e 410 bilhões de euros em todo o mundo.

As edificações verdes também garantem redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. Para ser considerada uma obra efetivamente sustentável, é preciso ir além do discurso.

A Volvo Dimas, de Florianópolis, seguindo o padrão internacional da Volvo Retale Experience, se tornou há poucos dias a primeira concessionária da América Latina a ter a certificação LEED Gold.

O selo é concedido após a avaliação de uma série de quesitos (espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, qualidade ambiental interna, entre outros).

Na prática, o empreendimento de 1.150 metros quadrados tem uma série de diferenciais.

  • Placas de energia fotovoltaica instaladas na parte superior do prédio geram a metade da energia consumida.
  • O piso externo facilita a drenagem da água da chuva, evitando acúmulo e garantindo o escoamento adequado para o solo.
  • A estrutura de captação de água da chuva para reuso foi projetada para garantir redução de 75% na demanda.
  • A iluminação foi automatizada e funciona de acordo com a incidência de luz natural no ambiente.
  • Já o sistema de ar-condicionado tem sensores que garantem a manutenção da temperatura ideal com menor consumo de energia.
  • Dependendo da necessidade, há entrada de ar da rua por um sistema de ventiladores.
  • A estrutura do imóvel inclui ainda sistema de dutos tanto para transporte do óleo novo quanto para o recolhimento adequado de todo o descarte feito durante a realização dos serviços.
  • Isso garante um ambiente limpo e evita o despejo do material no meio ambiente.
  • Também o paisagismo foi pensado para garantir eficiência. As espécies de plantas escolhidas são nativas, adaptadas ao clima local, e exigem menos regas.
  • No dia a dia, haverá estrutura para separação do lixo reciclável, bicicletário e oferta de vagas de estacionamento com tomadas para recargas de carros elétricos.

“O conceito de projetos sustentáveis tende a ganhar cada vez mais espaço no mundo. A preocupação com as questões ambientais tende a tornar mais importantes os empreendimentos que aliam qualidade de vida dos ocupantes do imóvel e benefícios ao meio ambiente”, explica Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais