Siga nas redes sociais

Search

Concessionária de Florianópolis é a primeira da América Latina a receber selo LEED Gold

Dados do World Green Building Council, entidade que reúne organizações de 70 países dedicadas à implementação de práticas mais sustentáveis na construção civil, indicam que as políticas adequadas de eficiência energética no setor poderiam gerar diminuição de gastos anuais que varia entre 280 e 410 bilhões de euros em todo o mundo.

As edificações verdes também garantem redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. Para ser considerada uma obra efetivamente sustentável, é preciso ir além do discurso.

A Volvo Dimas, de Florianópolis, seguindo o padrão internacional da Volvo Retale Experience, se tornou há poucos dias a primeira concessionária da América Latina a ter a certificação LEED Gold.

O selo é concedido após a avaliação de uma série de quesitos (espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, qualidade ambiental interna, entre outros).

Na prática, o empreendimento de 1.150 metros quadrados tem uma série de diferenciais.

  • Placas de energia fotovoltaica instaladas na parte superior do prédio geram a metade da energia consumida.
  • O piso externo facilita a drenagem da água da chuva, evitando acúmulo e garantindo o escoamento adequado para o solo.
  • A estrutura de captação de água da chuva para reuso foi projetada para garantir redução de 75% na demanda.
  • A iluminação foi automatizada e funciona de acordo com a incidência de luz natural no ambiente.
  • Já o sistema de ar-condicionado tem sensores que garantem a manutenção da temperatura ideal com menor consumo de energia.
  • Dependendo da necessidade, há entrada de ar da rua por um sistema de ventiladores.
  • A estrutura do imóvel inclui ainda sistema de dutos tanto para transporte do óleo novo quanto para o recolhimento adequado de todo o descarte feito durante a realização dos serviços.
  • Isso garante um ambiente limpo e evita o despejo do material no meio ambiente.
  • Também o paisagismo foi pensado para garantir eficiência. As espécies de plantas escolhidas são nativas, adaptadas ao clima local, e exigem menos regas.
  • No dia a dia, haverá estrutura para separação do lixo reciclável, bicicletário e oferta de vagas de estacionamento com tomadas para recargas de carros elétricos.

“O conceito de projetos sustentáveis tende a ganhar cada vez mais espaço no mundo. A preocupação com as questões ambientais tende a tornar mais importantes os empreendimentos que aliam qualidade de vida dos ocupantes do imóvel e benefícios ao meio ambiente”, explica Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail