Siga nas redes sociais

Search

Vale Europeu investe em reposicionamento como destino turístico para fortalecer segmento

Região escolhida por turistas em busca de belezas naturais, turismo rural, arquitetura e culinária típicas, o Vale Europeu busca se diferenciar enquanto destino, especialmente neste momento desafiador para o turismo, gerado pela crise do coronavírus.

A região é alvo de um projeto de reposicionamento que vai unir turismo, políticas públicas e marketing em torno do Place Branding.

A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com o Vale Europeu Convention Bureau.

No projeto, estão previstas ações que buscam unificar a identidade turística do destino para fortalecer a comunicação com todos os públicos envolvidos, turistas, empreendedores, moradores locais.

Serão cerca de quatro meses de trabalho, com o estudo de ações envolvendo políticas públicas, turismo e marketing para consolidar uma plataforma única de comunicação.

Luciana Thomé, consultora do Sebrae/SC que atua com gestão do turismo, explica que este tipo de ação ainda é pouco explorado no país, mas é um caminho assertivo, especialmente para o reposicionamento em tempos de pandemia:

“É um trabalho diferenciado que vem ao encontro da necessidade de construir uma nova estratégia de posicionamento para os destinos, especialmente neste momento crítico pelo qual o turismo mundial está passando. Num novo cenário é fundamental avaliar o contexto do destino e do mercado, e elaborar uma nova forma para posicioná-lo e orientá-lo sobre como se comunicar com os diversos públicos-alvo (empresários, moradores, turistas)”.

Para Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC, as vantagens do Branding de Destino vão além da criação de uma plataforma estratégica de comunicação com os diversos públicos para a região:

“Essa unificação da comunicação e posicionamento do destino turístico dará ao Vale Europeu insumos para a recuperação do turismo. Será um resgate de valores e potencialidades da região para fortalecê-las e criar uma sinergia na comunicação com o mercado”.

Develon da Rocha, presidente do Convention Bureau, reforça que a iniciativa reflete a união de entidades públicas e privadas para agregar valor à região:

“O projeto de Branding de Destino é fundamental para fortalecer um movimento regional que já estávamos executando para alavancar o Vale Europeu enquanto destino turístico. Neste momento desafiador a iniciativa é ainda mais importante e tenho certeza de que o trabalho que estamos realizando servirá de case para muitas outras regiões turísticas do país”.

Ações de entrega já definidas

  • O primeiro resultado que deve surgir a partir dos estudos dos especialistas é o Mapa de Valor e Diretrizes Estratégicas da Comunicação.
  • Com este trabalho, o posicionamento do destino Vale Europeu e suas potencialidades para o mercado no período de recuperação do turismo, além de ações para comunicá-las, deve ficar mais claro e fortalecido.
  • A segunda entrega é a de proposições de projetos e campanhas para consolidação da estratégia de branding para o destino.
  • Com ações integradas, será mais fácil para o turista identificar escolher o Vale Europeu enquanto destino turístico.
  • Por fim, uma identidade visual e um sistema gráfico para unificação da comunicação do Vale Europeu enquanto destino serão incorporados ao projeto.

O Branding de Destino também vai promover discussões e parcerias com entidades locais ligadas ao turismo e administração dos cinco municípios da região: Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial e Gaspar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail