Siga nas redes sociais

Search

4 dicas para empresas lidarem com a crise gerada pelo coronavírus

Por Henrique Tormena, head de desenvolvimento corporativo da Resultados Digitais e organizador da pesquisa Panorama PMEs: o impacto da Covid-19 e os passos para a retomada


A pandemia causada pelo coronavírus trouxe para o mercado uma crise inesperada e de nível global. Além da inestimável perda de vidas, a necessidade de isolamento afetou diretamente a economia e o resultado das empresas. Esse impacto pode variar de acordo com a indústria, o tamanho, o modelo de negócio, a região e inúmeras outras variáveis.

Numa situação dessas, ter dados que ajudem a entender os efeitos da crise é fundamental para empreendedores, investidores e gestores públicos. É com base nessas informações que é possível entender o impacto da crise de maneira mais ampla, tomar medidas eficientes tanto para conter a crise como para planejar uma eventual retomada. No fim de maio, a Resultados Digitais juntou esforços com Endeavor Brasil e Pequenas Empresas & Grandes Negócios para realizar um estudo nacional sobre o impacto do coronavírus nas empresas.

A pesquisa Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada acaba de sair e mostra que quase 80% das pequenas e médias empresas no Brasil sofreram com perda de receita no período da pandemia. E, infelizmente, pouco mais de 40% delas precisou cortar funcionários para conseguir enfrentar a crise.

Por outro lado, há dados que mostram que houve uma aceleração do processo de transformação digital de muitos negócios. Mais de 18% das PMEs contrataram serviços de videoconferência desde o início da pandemia. E as empresas concordam que a tecnologia será aliada nos desafios do futuro: canais de relacionamento com clientes serão primariamente digitais para 78,2% das entrevistadas. Já para 85,7%, o marketing de conteúdo será mais representativo na estratégia.

Enfim, o estudo é extenso e convido você a acessá-lo para entender a fundo quais foram esses impactos. Mas destaco aqui um trecho que acredito que possa ser mais urgente a todos empreendedores e gestores que estão tendo de enfrentar a crise. Com base nos dados que coletamos, separamos quatro dicas para PMEs lidarem com a crise a partir de marketing e vendas.

1. Avalie a situação de forma objetiva

Em tempos de crise, lembre-se que os indicadores e métricas que já acompanha serão a melhor forma de entender em qual situação sua empresa se encontra no momento, independentemente do tamanho do seu negócio. 

É importante fazer um esforço conjunto entre as áreas para analisar a situação de forma objetiva, permitindo determinar a causa raiz de sua situação (é só a crise em si ou existe algum outro fator interferindo?) para só assim chegar a uma conclusão e um plano de ação concreto.

Reconhecer e definir os desafios significa que você já está no caminho para buscar alternativas que vão ajudar a resolver cada um deles. Além disso, traçar um planejamento prático vai tranquilizar sua equipe e inspirar confiança mesmo neste período adverso.

2. Mantenha ativos seus perfis nas redes sociais

Este momento deixa muito clara a importância de manter um canal de comunicação forte e positivo com o seu público. Muitas empresas evoluíram nesse quesito, mas ainda existem aquelas que não priorizam esse relacionamento.

Não podemos negar que hoje os canais de mídias sociais são um espelho do que as empresas priorizam e entregam para o seu público. Por isso, junto do seu site oficial, enfatize nas redes sociais que continua produzindo conteúdo relevante. Se houve alguma mudança no seu direcionamento, também deixe isso claro, de forma honesta.

Não deixe de responder comentários e mensagens proativamente, sejam elas reclamações ou outro feedback. Pergunte o que seu público precisa e esteja aberto a mudar as formas de atendimento ou flexibilizar condições de pagamento para manter sua base.

3. Descreva um plano de gerenciamento para a crise

Depois de ter analisado o cenário e se posicionado externamente, é hora de direcionar seus esforços internamente. O primeiro passo é montar uma equipe de vários departamentos que possam direcionar ações que alavanquem principalmente os esforços de Marketing e Vendas.

Formular um plano de gerenciamento na crise, que esteja focado em mudar o cenário atual, garante que as soluções propostas se mantenham fiéis com a visão da empresa. O desenho desse plano deve ser o mais completo e personalizado possível para lidar com o impacto na receita.

4. Pense mais à frente

Dependendo do seu perfil de produto ou serviço, é natural que as vendas fiquem abaixo do planejado durante uma crise econômica. Mas uma coisa é certa: o trabalho de comunicação que você faz hoje vai ajudar a fechar novas vendas nos próximos meses e, principalmente, no próximo ano.

É importante estar preparado para se adaptar e improvisar quando as coisas não estiverem dentro do planejado, mas sem esquecer que as ações executadas agora podem trazer frutos ainda melhores quando olhamos para um período mais à frente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail