Siga nas redes sociais

Search

Klabin implementa o primeiro caminhão dobrável do Brasil

Nesta semana, o primeiro caminhão dobrável do Brasil começa a operar nas florestas plantadas da Klabin no Paraná.

A inovação foi desenvolvida pela unidade florestal da companhia, que trouxe a tecnologia da Austrália e coordenou sua implantação em veículo próprio e adaptação ao cotidiano da área em parceria com uma empresa especializada.

O caminhão dobrável é um modelo específico para o carregamento de toras de madeira, que encolhe a segunda carroceria, somando-a à primeira.

O veículo reduz de 19 metros de comprimento para 15 metros, trazendo diversas vantagens.

Comparado aos veículos tradicionais, ele usa uma área muito menor para manobrar, o que lhe confere melhores condições de direção e aderência em áreas declivosas por causa do menor raio necessário para curvas, além de liberar terras que podem dar espaço para plantações, por exemplo.

Quando vazio e dobrado, seu tamanho reduzido permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via, além de gerar a economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.

As modificações serviram para adaptar o caminhão às necessidades específicas da operação florestal da Klabin, mais complexa que a de outros países, além de mantê-lo dentro dos parâmetros da legislação brasileira.

“A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo. A equipe florestal conseguiu inovar mais uma vez, demonstrando a alta capacidade de desenvolvimento interno da companhia”, destacou o diretor Florestal da Klabin, José Totti.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail