Siga nas redes sociais

Search

São José inova serviço de coleta com lixeiras subterrâneas

São José conta com uma novidade na coleta de resíduos. Trata-se do Sistema de Contentores Subterrâneos de Lixo (SCS), que consiste na implantação de lixeiras subterrâneas para armazenar um volume maior de resíduos comuns (orgânicos e rejeitos).

As funcionalidades das novas lixeiras subterrâneas foram demonstradas à prefeita Adeliana Dal Pont, nesta semana pela empresa Ambiental, responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade.

Para a prefeita, a destinação correta do lixo deve ser uma preocupação de todos para a manutenção da saúde pública e do meio ambiente:

“Acredito que o sistema chega a São José como mais uma ação para colaborar com a coleta organizada dos resíduos na nossa cidade. Por isso, é importante que as pessoas a utilizem corretamente, assim como, as lixeiras que já estão na superfície, pois ambos são equipamentos disponibilizados para que toda a sociedade ajude a manter nossa cidade sempre limpa e organizada”.

O gerente regional da Ambiental, Jairson José da Silva, explica que o sistema é dotado de diversos dispositivos de vedação com o objetivo de isolar os resíduos que forem ali depositados, evitando a propagação de odores, o acesso de vetores e da água das chuvas:

“A operação é simples e requer poucas adaptações nos equipamentos utilizados na coleta convencional”.

A coleta no local será realizada diariamente após as 22h35min, exceto aos domingos.

SOBRE O SISTEMA

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utilizando o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS) é uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e em fase de difusão no Brasil.

Consiste no armazenamento de resíduos, sólidos orgânicos e rejeitos, abaixo do nível do solo.

O sistema foi desenvolvido para atender às restritivas normas de segurança europeias.

Deste modo, assegura aos funcionários, a partir de sistemas e travas antiquedas, uma coleta segura.

As bocas coletoras possuem design de tambor para permitir ao usuário praticidade na deposição dos resíduos, evitando o acesso aos compartimentos internos.

O sistema é composto basicamente por uma caixa de concreto, que é a base para instalação dos demais equipamentos; uma plataforma com elevação hidráulica que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção, contentores de 1.000 litros que armazenam os resíduos até que eles sejam coletados, e bocas coletoras, que fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail