Siga nas redes sociais

Search

Unicesumar apresenta tecnologias usadas para aulas EAD de engenharia

Diante da experiência acumulada de 30 anos na educação presencial e mais de 10 anos em educação digital, a Unicesumar desenvolveu uma metodologia diferenciada para os cursos de Engenharias EAD, que teve inspiração no Blended Learning, cujo termo foi apresentado pelo Instituto Clayton Christensen, do Estados Unidos.

O objetivo é conceituar uma metodologia que integra o método presencial com o aprendizado online, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.

OS LABORATÓRIOS

Os laboratórios constituem a essência dos cursos. São nestes espaços que serão realizadas as atividades práticas de cada disciplina.

Eles também são responsáveis por permitir que o aluno se aproxime dos desafios da vida profissional, permitindo que ele crie, desenvolva e teste seus projetos.

O Laboratório de Materiais de Construção tem a função de atender alunos de Engenharia Civil, principalmente, no desenvolvimento e teste dos materiais de construção civil, pavimentação e solos.

O Laboratório Multidisciplinar ocupa o maior espaço e atende a todos os cursos. Ele é equipado com uma série de bancadas específicas para que os alunos possam realizar atividades práticas de cada disciplina, testando a eficácia de seus projetos, permitindo que as atividades sejam desenvolvidas de forma individual ou em equipes.

A METODOLOGIA

Para o embasamento científico foram preparados materiais didáticos exclusivos, produzidos integralmente pela Unicesumar e disponibilizados tanto na versão impressa como digital.

Estes materiais possuem ainda a tecnologia QrCode, bem como realidade aumentada.

As metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando as experiências reais ou simuladas, visando às condições de resolver os desafios da prática social ou profissional em diferentes contextos, no qual o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais, os mesmos que os alunos vivenciarão depois na vida profissional, de forma antecipada, durante o curso. 

Os Polos de Apoio Presencial dispõem de salas de aula exclusivas e laboratórios, espaços que são necessários para atender as particularidades destes cursos.

Elas contém dois projetores, permitindo que independentemente da organização da sala, todos os alunos possam ver o que esta sendo exposto.

Permite ainda que os alunos compartilhem seus projetos com os demais, promovendo discussões e incentivando-os a exporem seus resultados.

Há também a presença de dois quadros de vidro e de um quadro negro, que dá a possibilidade dos alunos desenvolverem, apresentarem e discutirem seus resultados de forma compartilhada, promovendo uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido e a participação dos demais alunos nas atividades de seus colegas, resultando assim em uma aprendizagem colaborativa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail