ArcelorMittal obtém novas certificações ambientais

A ArcelorMittal Brasil é a primeira produtora de aço na América Latina a adquirir a Declaração Ambiental de Produtos (DAP) para Bobinas Laminadas a Quente, Bobinas Galvanizadas e Galvalume.

Os produtos, destinados à construção civil, são desenvolvidos nas plantas industriais do segmento de aços planos: Tubarão/ES e São Francisco do Sul/SC.

As declarações emitidas pelo órgão alemão IBU (Institut Bauen und Umwelt) são baseadas nas normas ISO 14025 e EN 15804.

Auditado de forma independente, os documentos reúnem dados sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos.

É uma ação pioneira orientada a demonstração dos impactos ambientais dos produtos. 

“A transparência em mostrar os impactos dos produtos da ArcelorMittal Brasil é o principal aspecto da DAP. A certificação considera os processos de extração e produção, incluindo o fim da vida do produto”, explica Guilherme Abreu, gerente-geral de Sustentabilidade da empresa.

Uma das novidades é que o processo da emissão da declaração para os novos produtos levou cerca de um ano.

“As outras declarações obtidas pela ArcelorMittal demoraram, aproximadamente, um ano e meio. Além da experiência anterior, a contratação de uma consultoria nacional para nos dar suporte deu maior agilidade ao processo”, aponta Leonardo Ribeiro, analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal.

A iniciativa foi alavancada pela área do marketing da ArcelorMittal Brasil Aços Planos e coordenada pelo setor de sustentabilidade.

Ela contou com a colaboração de diversas áreas do segmento de planos, entre elas: Meio Ambiente, Desenvolvimento de Produtos, Pesquisa & Desenvolvimento, Assistência Técnica e Desenvolvimento da Construção.

A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento de Mazières, na França, também colaborou ao longo do processo.

A partir de agora, os produtos do segmento de Aços Planos para a construção civil possuem a declaração.

“A DAP possibilitará uma maior presença de nossos produtos no setor de construção e a iniciativa vai ao encontro do cenário atual de edificações certificadas e com maior apelo sustentável”, destaca Alexandre Gama, Gerente de Desenvolvimento da Construção Aços Planos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais