Siga nas redes sociais

Search

Solução da AMcom reduz em 60% o tempo de espera pelo crédito no Sistema Ailos

Facilitar o processo de liberação de crédito para o cliente pode ser um impulso para a retomada das vendas no comércio após o período em que as lojas permaneceram fechadas.

No Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul, o produto CDC (Crédito Direto ao Cooperado) vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado, quando ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito. 

A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática ou em apenas 8 minutos quando necessária análise manual, resultando uma redução de 60% no tempo.

Além da reestruturação do produto feita pela central Ailos, a agilidade foi alcançada através da solução desenvolvida pela AMcom, de Blumenau.

COMO FUNCIONA

Com o aplicativo, os lojistas podem consultar na palma da mão as propostas emitidas e o cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica pelo próprio aplicativo de internet banking da central. 

A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à cooperativa.

Dessa forma o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa.

De acordo com Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário, e somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da cooperativa:

“O processo não permitia um fluxo automatizado de dados. Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP. Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”.

Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018.

No primeiro bimestre de 2020 já apresenta crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019.

De acordo com o superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, a evolução da concessão de CDC vem crescendo mês a mês no sistema e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior. Além do novo sistema desenvolvido pela AMcom, o crescimento também é resultado do fortalecimento da parceria com lojistas e amadurecimento da atuação dos agentes CDC nas cooperativas.

“Com a reabertura do comércio esperamos uma procura ainda mais expressiva pelo produto nos próximos meses e acreditamos que será uma alavanca importante para retomada da economia regional”, destaca.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail