Siga nas redes sociais

Search

Grupo faz vaquinha virtual para produzir equipamentos de combate ao coronavírus

Pesquisadores do Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formaram o grupo hipeerLab, com o objetivo produzir e doar equipamentos de proteção e de auxílio no combate ao coronavírus.

Com ajuda externa, já produziram mais de 600 protetores faciais e estão finalizando um protótipo de respirador hospitalar.

“Para continuarmos a nossa iniciativa, é de vital importância que o auxílio financeiro por meio de doações continue”, destaca o mestrando do Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, Rafael Gomes Nunes Silva.

Em abril, o foco do grupo passou a ser desenvolver um respirador mecânico de baixo custo, inicialmente a partir de conceito próprio.

Ao monitorar outros projetos open source no mundo, os pesquisadores optaram por adotar o modelo aberto OxyGEN Project, desenvolvido por profissionais liderados pela empresa espanhola Protofy.xyz

Sua versão metálica foi validada em abril pela Agência Sanitária Espanhola.

Por sua vez, a equipe brasileira está adaptando o projeto para construir um protótipo com componentes nacionais e buscando parceiros de fabricação.

“Atualmente, o produto encontra-se em processo de homologação numa parceria do hipeerLab com outras equipes do Brasil”, disse o doutorando Michel Tavares, também pesquisador do LMP. 

Colaborações

O laboratório colaborativo do hipeerLab é integrado por pesquisadores da Engenharia Mecânica, do Design e da Produção Visual.

Entre os parceiros se destacam as equipes do EME (Equipamentos Médicos Emergenciais) e do Núcleo de Gestão e Design (NGD).

Como não contam com apoio financeiro, as atividades dependem da arrecadação de doações clicando aqui

A prestação de contas é feita no site clicando aqui, onde também é possível conferir detalhes das ações e outras maneiras de contribuir.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail