Siga nas redes sociais

Search

Em SC, setor de serviços recuou 7,1% em março

O setor de serviços registrou queda de 7,1% no mês de março em Santa Catarina, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Enquanto o volume dos serviços prestados às famílias teve recuo expressivo de 37,2%, serviços profissionais, administrativos e complementares (2,1%), transportes (2,8%) e outros serviços (16,3%) cresceram na comparação com o mês anterior.

Os efeitos da crise provocada pela pandemia devem ter impacto mais claro nos indicadores do mês de abril.

O setor caiu 6,9% no cenário nacional, pior resultado desde o início da série histórica, em 2011, e encontra-se 1,8% abaixo de maio de 2018, mês em que ocorreu a greve dos caminhoneiros, até então, o ponto mais baixo da série.

Todas as atividades tiveram variação negativa em março: serviços prestados às famílias (-31,2%), serviços de transporte a variação mensal (-9,0%), serviços profissionais (-3,6%), outros serviços (-1,6%) e serviços de informação e comunicação (-1,1%).

As atividades turísticas também recuaram 30% em relação ao mês anterior e 28,2% na comparação com março de 2019 no cenário nacional.

Santa Catarina foi o quarto estado mais afetado, com queda de -33,7%, à frente do RS (-34,0%), DF (-36,1%) e RJ (-36,6%).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail