Siga nas redes sociais

Search

Comerciantes de Itajaí se reinventam para atrair a clientela

O mês de maio é tradicionalmente conhecido como a segunda melhor época do ano para a movimentação do comércio.

A comemoração do Dia das Mães, celebrada no segundo domingo do mês, torna o período propício para as vendas.

Mas, em 2020, as restrições do isolamento social trazidas pelo coronavírus lançaram um desafio extra ao setor: recuperar o faturamento e atrair a clientela.

A lojista Larissa Costa Flor de Souza, que atua no comércio de roupas e acessórios há cerca de 14 anos, antecipou algumas promoções que estavam previstas para o mês de junho e tem percebido um aumento gradual das clientes que buscam opções de presentes para a data especial.

A empresária aproveitou o período de recesso para fortalecer o relacionamento com as clientes e agora percebe o retorno dessa iniciativa na retomada das vendas.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí) de Itajaí, Laerson Batista, reconhece que o cenário atual impôs uma nova dinâmica ao comércio, assim como ocorreu com os demais setores da economia. Para ele, o momento pede agilidade e disposição para se destacar em meio a concorrência:

“O consumo pode até sofrer uma redução, mas se ele for estimulado da forma correta teremos resultados positivos. É importante que cada lojista crie estratégias dentro do seu comércio, quando possível faça promoções, invista em boas vitrines, atendimento de qualidade. Faça a entrega do produto de forma personalizada”.

Atuando também no mercado de roupas e acessórios, há cerca de um ano, a empresária Marcela Renata Aldana Bontorin explica que tem investido em promoções e sorteios para ampliar as vendas, tanto para clientes presenciais, quanto para os seguidores das mídias sociais.

Aumentou a publicidade, fez alterações no layout da loja e investiu na produção de vídeos para apresentar as novidades.

A comerciante também incorporou um serviço de entrega especial para os clientes que não podem levar o presente até as suas mães.

“Além disso, todos os clientes que compram conosco concorrem a um presente para a sua mãe”, conta.

Para o presidente da entidade, é um desafio para qualquer setor pensar em projeção agora, já que a situação é sem precedentes. Ainda assim, ele ressalta que a palavra precisa ser de otimismo e, por isso, acredita que as metas continuam importantes para estimular ações e estratégias de venda:

“Avaliando a situação do nosso comércio e dos nossos lojistas, para este momento, a projeção fica na casa de 5%”.

Comércio ficará aberto até mais tarde no próximo sábado

Na véspera do Dia das Mães, sábado, dia 9 de maio, o comércio de Itajaí abre as portas em horário estendido, até 17h.

A CDL Itajaí reforça a importância dos cuidados com higiene e distanciamento físico durante este período.

O comércio está se esforçando para seguir as recomendações das autoridades competentes, mas para a segurança de todos é fundamental que a população siga usando as máscaras corretamente e respeitando a distância mínima e a higiene das mãos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail