Siga nas redes sociais

Search

Número de novas empresas sobe 13% no 1º trimestre na região Sul

O número de novas empresas cresceu 13% no 1º trimestre na região Sul, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O levantamento é da Boa Vista, empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia e precursora do Cadastro Positivo.

No âmbito nacional, o número de novas empresas cresceu 8,5%. Já na comparação com o quarto trimestre de 2019 o crescimento foi de 13,5%.

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação interanual mostrou aumento de 12,6% nas aberturas para MEIs e redução de 5,8% nos demais tipos de empresas. 

Já em termos de composição, as MEIs representaram 81,7% dos casos no 1º trimestre.

No mesmo trimestre do ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 78,8%.

Setores 

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de serviços atingiu 62,5% de representatividade no primeiro trimestre do ano, estando maior que os 61,2% observados no mesmo período do ano passado.

Mantida a base de comparação, o comércio apresentou leve queda na participação, recuando para 29,7% (-0,2 p.p.). No mesmo sentido, a indústria caiu para 6,7% (-1,1 p.p.). 

Regiões

Na comparação com o trimestre encerrado em março do ano passado, todas as regiões registraram aumento das aberturas no primeiro trimestre deste ano.

As Regiões Norte (19,6%) e Sul (13%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4. 

Metodologia

O levantamento é realizado trimestralmente pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail