Siga nas redes sociais

Search

Unimed mantém o foco para proteger saúde do negócio

A Unimed Grande Florianópolis vem colocando em prática medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus nas frentes assistencial e administrativa, liderada pelo presidente Dr. Théo Fernando Bub.

De acordo com ele, há um forte empenho para assegurar o funcionamento dos serviços, além da remuneração aos médicos cooperados e prestadores:

“O sistema não pode parar de funcionar, especialmente neste tempo de pandemia em que o padrão de atendimento deve ser preservado. Frente às incertezas e dificuldades, há um esforço para manter os pagamentos em dia e ajudar nossos parceiros”.

Sem saber por quanto tempo o desequilíbrio causado pela pandemia irá durar, a Unimed Grande Florianópolis, que tem mais de 1.600 médicos associados e 1.100 funcionários, observa os tempos de agora com uma visão mais sistêmica e integrada, esforçando-se para não repetir os efeitos da crise interna que passou em 2015/2016, quando houve a maior recessão na sua história, na época com 45 anos.

Embora esteja agindo com cautela, a cooperativa sabe que precisa superar os desafios que estão por vir, como o de sustentar a carteira de clientes e o de equilibrar a balança entre receitas e despesas.

“No passado, assumimos uma empresa em ruínas e fizemos o possível para mantê-la com as portas abertas. Agora, faremos o necessário”, afirma o CEO Richard Oliveira.

Dentro do seu plano emergencial para preservar vidas, a cooperativa médica fez um importante investimento em tempos de coronavírus com a aquisição de 500 mil máscaras reutilizáveis de tecido para entregar aos clientes, funcionários e médicos cooperados.

Para isso, desenhou internamente uma logística de distribuição, a qual inclui a entrega em endereços e pontos de drive-thru, ocasião em que o cliente, sem sair do seu carro, receberá um kit de máscaras, terá sua temperatura verificada e receberá orientações de profissionais de saúde.

Além disso, logo que o vírus chegou a Santa Catarina, a unidade na capital ampliou sua oferta de atendimento por um canal de telefone, ao qual médicos à disposição pelo 0800 940 7800 esclarecem dúvidas sobre a doença.

Outra frente de atuação foi o atendimento remoto a pacientes crônicos e acima de 60 anos, considerados grupo de risco, e o estudo técnico sobre o uso da telemedicina.  

“Esse momento é atípico e não sabemos por quanto tempo mais permanecerá. Faz parte da nossa missão prestar a melhor assistência aos nossos clientes e unir esforços para estar ao lado dos beneficiários, médicos cooperados, clínicas, laboratórios, hospitais e demais parceiros”, explica o vice-presidente, Dr. Waldemar de Souza Junior.

A cooperativa tem, ainda, reforçado os canais de atendimento com os seus públicos, por meio de aplicativos, portais de relacionamento e chat online.

Dentre as ações preventivas para evitar a transmissão do vírus, reforçou em seu site, redes sociais e na mídia local conteúdo informativo, enquanto que internamente adotou o home office para a equipe administrativa, suspendeu viagens, cancelou eventos e vacinou contra a gripe os funcionários.

Também intensificou a higiene em suas salas e o uso de álcool gel, conservando ambientes limpos para profissionais que atuam no hospital e unidades.

Férias aos envolvidos no atendimento de paciente foram suspensas e o time de profissionais da saúde.

“O compromisso é pela saúde tanto dos nossos clientes quanto dos médicos e equipes. Diante do aumento no número de casos, as principais medidas que temos adotado são para retardar e prevenir o contágio da doença”, assegura o superintendente, Dr. Jolnei Antonio Hawerroth.

Em relação às recomendações dos órgãos de saúde, o Hospital Unimed estabeleceu protocolo para atender os pacientes com suspeita e confirmação de diagnóstico do coronavírus, com fluxo de atendimento, incluindo leitos específicos e estrutura de UTI, capacitação de profissionais, adequação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações para pacientes e familiares.

“Em momentos de crise, como o desta pandemia, fica ainda mais evidente o quanto a segurança no cuidado dos pacientes é importante, assim como a saúde e a integridade dos profissionais que atuam na linha de frente: médicos, enfermeiros, técnicos e equipes de apoio”, afirma o diretor dos serviços próprios e diretor técnico do Hospital Unimed, Dr. Gabriel Gustavo Longo

Outras providências também preservam a segurança das pessoas, dentre elas a de adiar cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que podem ser programadas, e de readequar as consultas nos ambulatórios para evitar exposição ao vírus e aglomeração de pessoas, nesse momento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail