Siga nas redes sociais

Search

Neoway cria programa com Big Data e Inteligência Artificial para combater coronavírus

Carlos Eduardo Monguilhott, CEO da Neoway

A Neoway, maior empresa de Big Data e Inteligência Artificial da América Latina, criou o Neoway for Good para ajudar governos, setores de saúde e negócios de todos os segmentos a superarem esse momento de crise.

Nesse primeiro momento, as ações próprias e em parceria devem beneficiar direta ou indiretamente mais de 142 mil pessoas e 11 mil empresas. O impacto previsto é de R$ 56 milhões.

“Uma situação sem precedentes requer ações rápidas. Estamos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o país a superar essa crise. A tecnologia tem um papel muito importante no processo, pois traz dados e inteligência dando mais precisão e rapidez às decisões que podem salvar vidas e empresas”, diz Carlos Eduardo Monguilhott, CEO da Neoway.

Para formatar o projeto, a Neoway direcionou todas as ações da sua área de Parcerias Estratégicas, liderada por Guilherme Mendonça.

Além disso, outras equipes, como a de tecnologia e a de ciência de dados, estão diretamente envolvidas, resultando em 80 profissionais envolvidos.

Saúde

Para a área de saúde, a Neoway já desenvolveu duas novas soluções, ambas gratuitas e disponibilizadas para secretarias de saúde de todo o país.

A primeira avalia o risco de vulnerabilidade de cada região definido a partir de dados como quantidade de vulneráveis, distância até o leito mais próximo (público e privado), quantidade de respiradores e de tomógrafos, entre outros.

Com o score, as secretarias podem definir, por exemplo, quais cidades têm mais urgência para a aquisição de equipamentos, contratação de novos profissionais de saúde, priorização de regiões para testes, entre outros.

A segunda trata-se de um chatbot de triagem desenvolvido em parceria com a Zenvia, também destinados a secretarias de saúde. 

O sistema auxilia os profissionais de saúde a fazerem a triagem dos casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus e faz recomendações à população a partir dos sintomas relatados.

A tecnologia, que segue as orientações do Ministério da Saúde e cujo protocolo foi criado pelo núcleo telessaúde da UFRGS, já está sendo utilizada por 32 secretarias.

Além disso, várias secretarias de saúde do país estão usando a plataforma de Big Data Analytics da Neoway para usos diversos, como, por exemplo, para um diagnóstico da sua situação em termos de números de UTI, respiradores etc.

A plataforma também tem sido utilizada para ajudar as secretarias na prospecção e na análise de risco de possíveis novos fornecedores neste momento de aumento de demanda.

No segmento particular, a Neoway também está apoiando um dos hospitais-referência do Brasil em duas frentes: localização de leitos próximos que poderão ser utilizados em caso de sobrecarga do estabelecimento e mapeamento de profissionais de saúde disponíveis para contratação imediata.

Em outra ação voltada para os profissionais de saúde, desta vez em parceria com o Grupo Recovery, aempresa segmentou alguns perfis que terão um atendimento diferenciado com relação às suas dívidas.

A Recovery é especializada na regularização de dívidas de consumidores e empresas.

Ao todo, mais de 32 mil pessoas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem serão impactadas por essa iniciativa.

Empresas

Já do lado da economia, a Neoway tem cedido sua tecnologia de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para diversas iniciativas.

A mais recente, é o Estímulo 2020, um fundo criado para ajudar micro e pequenos empresários neste momento de grande dificuldade, que prevê empréstimos a custo quase zero. O impacto será de R$ 20 milhões.

A companhia também liberou o acesso gratuito à sua plataforma às PME’s associadas à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Confira as ações nacionais que usam a tecnologia da Neoway: 

  • Estímulo 2020 (GK Ventures);
  • ApoieUmRestaurante (Ambev, Stone e ChefsClub);
  • BrindeDoBem (Heineken);
  • CovidRadar (coletivo de 40 empresas)

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail