Siga nas redes sociais

Search

Farmácias serão autorizadas a vender testes rápidos de coronavírus no Brasil

As farmácias e drogarias de todo o país poderão fazer testes rápidos para detectar o coronavírus.

Os exames nos estabelecimentos devem ser feitos por um farmacêutico qualificado e apenas durante o período em que for mantida a emergência de saúde pública nacional provocada pela pandemia.

A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar a rede de testagem e reduzir a demanda por serviços públicos de saúde.

“Com isso, combate-se a aglomeração e se dá mais conforto ao cidadão. É uma medida que, entre outras coisas, visa evitar a procura que já é muito alta pelos serviços de saúde onde se fazem esses testes”, explicou o diretor-presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra.

As farmácias e drogarias não serão obrigadas a disponibilizar o teste.

Aquelas que aderirem terão que adotar diretrizes e orientações, como aplicar apenas testes regularizados pela Anvisa, garantir o registro e a rastreabilidade dos resultados e delimitar uma área de atendimento diferente entre quem busca os testes rápidos e os demais consumidores de outros serviços na farmácia. 

A autorização passará a valer a partir da publicação de uma resolução da diretoria colegiada no Diário Oficial da União.

Também serão publicadas duas notas técnicas com orientações para os estabelecimentos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail