Siga nas redes sociais

Search

Klabin utiliza celulose como matéria-prima para produção de álcool gel

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a indústria de cosméticos Apoteka, finalizou os testes para produção de álcool em gel feito a partir da celulose microfibrilada (MFC).

O novo produto, extraído da madeira, substitui o carbopol, importante componente utilizado na fabricação de álcool em gel, com alta de preço devido à demanda mundial crescente em meio à pandemia.

O trabalho foi conduzido por um grupo de cerca de seis pesquisadores e um time de 20 pessoas.

O primeiro volume, de 60 quilos, já está em fase de testes e adaptações para que possa ser utilizado.

“Uma das rotas de pesquisas do Centro de Tecnologia é direcionada aos diversos usos da madeira. Temos um enorme potencial de extração de novos produtos a partir da nossa principal matéria-prima, as árvores de florestas plantadas. A utilização da nano celulose na produção de álcool em gel reitera as inúmeras possibilidades de fonte renovável que temos pela frente”, destaca Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Negócio de Celulose da Klabin.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse projeto e, como acreditamos que cada atitude conta, esperamos que essa seja mais uma ação da Klabin para auxiliar no combate ao coronavírus”, complementa o executivo.

O produto está em processo de validação pela Anvisa, mas já possui laudos técnicos que garantem a sua ação antibactericida.

Após as aprovações, a expectativa é que o produto entre rapidamente em produção para atender as demandas de mercado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail