Siga nas redes sociais

Search

Consumo de internet sobe 40% durante quarentena

Desde março, a quarentena sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em função da pandemia do coronavírus forçou a maioria da população a ficar em casa, com exceção dos trabalhadores de setores essenciais.

Essa reclusão está refletindo no consumo de internet, segundo números da Unifique, operadora de Timbó eleita como a melhor banda larga do Brasil pela Anatel em 2019.

“Notamos um aumento de até 40% nesses dias de isolamento social. É um comportamento que o resto do mundo teve”, revela o diretor de mercado da telecom, Jair Francisco.

Ele alerta que, dessa forma, pode haver sobrecarga na rede, de um modo geral:

“Não é só a nossa rede que está sendo pressionada e exaurida nesse momento. A internet está sendo usada de uma forma intensiva e isso comprometeu vários recursos”.

Antes da quarentena, o pico de consumo era na parte da noite, entre 19h e 23h. Agora, a taxa de consumo permanece alta durante todo o dia.

O diretor ainda explica que “redes empresariais são planejadas para muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo, diferentemente das redes domésticas. Por essa razão, naturalmente, elas consomem mais”. 

Além dos milhares de home office, vídeos e jogos online também estão entre as plataformas que mais consomem internet, algo que, durante os dias em casa, ficam ligados boa parte do tempo.

“Nosso desejo é que não haja qualquer restrição quanto ao uso da internet para não comprometer as funções básicas”, declara o diretor.

Porém, ele lembra que, até por questões de saúde, “o interessante é desconectar um pouco, buscar opções de lazer offline, aproveitar a família. É uma questão de bom senso, usar com moderação”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail