Siga nas redes sociais

Search

É hora de se reinventar

Compartilhe

A crise global que enfrentamos é um momento único e que deve ser utilizado como uma oportunidade para que gestores, empresários e profissionais de todas as áreas possam se reinventar e também reinventar suas empresas, marcas e iniciativas. 

Para muitas empresas e profissionais a epidemia trouxe uma devastação aos negócios. Choque de demanda, com as pessoas confinadas em casa ou com limitações de circulação reduziu drasticamente o fluxo de dinheiro para setores inteiros da economia.

De repente, muitos produtos e serviços passaram a se tornar irrelevantes. Essa situação nunca prevista faz com que seja imprescindível ações imediatas.

Reavaliar as estratégias

Para agir é preciso ter estratégia. Analisar o cenário e as possibilidades. Olhar para o que o mercado está demandando agora, mesmo com atividades reduzidas, e se adaptar ao novo contexto.

As empresas que já estavam digitalizadas ou com operações de delivery, por exemplo, conseguiram ter alguma vantagem.

Quem não estava preparado tem que se adaptar rapidamente para sobreviver. E isso com todas as limitações impostas agora. É preciso inovar nas estratégias e nas ações.

Reconfigurar as atitudes

E para inovar é preciso ter uma atitude positiva. A ameaça do vírus está colocada para todos. Não há como evitar. A quarentena, ou restrições à circulação e aos negócios tradicionais, vão continuar por um bom tempo.

É preciso ter uma abordagem criativa e proativa para construir novas propostas de valor e oferecer ao mercado algo que seja atraente.

E, nesse momento, isso significa inclusive oferecer ajuda a quem está em uma situação pior que a sua.

A empatia é mais importante que nunca, e as pessoas estão atentas às atitudes dos profissionais, das empresas e das marcas, e vão se relacionar melhor com quem tiver as atitudes corretas.

Reagir e agir

É hora de aproveitar para ter uma nova postura diante da vida e de tudo, criando reação para manter os negócios andando da melhor maneira possível, agindo para construir novas relações com clientes, consumidores, parceiros e colaboradores, e trabalhando hoje para construir o futuro. O mundo está passando por uma transformação intensa e é preciso agir de acordo.

Reiniciar com uma nova visão

E imprescindível ter um novo olhar para a situação e para as pessoas ao redor, entendendo que o ser humano deve ter prioridade sobre todo o resto e que a humanidade deve se unir pra superar as dificuldades.

Aproximar a comunidade, convergir com os interesses dos seus públicos, compreender necessidades e vontades é de extrema importância, ou seja, tudo o que sempre falamos para ajudar as empresas a se posicionarem corretamente frente ao mercado ganha uma importância cada vez maior.

Todos os ânimos estão exacerbados pela crise global, e quem tiver uma posição positiva será melhor avaliado agora e no futuro.

Ressignificar o verdadeiro propósito da sua empresa

As marcas que já tem um propósito bem definido terão uma grande vantagem competitiva agora. E, as que ainda não tem, precisam fazer uma profunda análise de seus objetivos, compreender sua essência, entender qual é a diferença que querem fazer no mundo e buscar uma nova visão, um novo posicionamento.

Assim, podem apresentar oportunidade antes impensadas para novos negócios. A empresa pode se reinventar e esse deve ser o resultado dessa reflexão. 

Repensar o impacto positivo que pode ter no mundo

Já dizia o ditado: a necessidade é a mãe da invenção. Os gestores precisam reavaliar toda a empresa para entender onde estão os problemas e como podem ser corrigidos.

Desde o processo de transformação digital, que agora é imperativo, até as relações com os stakeholders, tudo deve ser pensado para, mais do que reduzir o impacto negativo das atividades da empresa no meio ambiente, criar impactos positivos na sociedade, nos ecossistemas e nas pessoas. 

Uma chance única

Quando o caos se instala, apenas quem consegue ter calma vai sobreviver. Empresas que, num primeiro momento estão sofrendo com a crise, mas conseguirem se reinventar, mesmo com todas as dificuldades, vão conseguir ter mais chances de prosperar quando tudo começar a estabilizar.

A chance de refazer para reconquistar o espaço merecido está colocada para quem tiver resiliência e perseverança. Não é nada fácil, mas é possível.

Um novo cenário possível

Nós não deveremos voltar à normalidade anterior. A metamorfose que a sociedade vai passar, criará um novo cenário, ainda imprevisível mas, com certeza, bem diferente do que existia antes. Novos desafios e novas ameaças serão enfrentadas por todos. E os verdadeiros empreendedores perseverarão.

Um mundo novo e cheio de possibilidades está a nossa frente, e cabe a nós, como pessoas, como profissionais e como humanidade, aproveitarmos essa oportunidade.

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail