Siga nas redes sociais

Search

Como universidades federais do Sul estão ajudando a combater o coronavírus

Campus da UFSC, em Florianópolis.

A pandemia vem mostrando a importância da ciência e tecnologia em busca de soluções que preservem ao máximo a vida humana.

Universidades têm um papel muito importante nesse contexto, principalmente por estarem ligados diretamente a pesquisa e inovação, apesar de, muitas vezes, sofrerem cortes de recursos financeiros, comprometendo o seu andamento.  

No atual contexto, a reportagem buscou saber como universidades federais do Sul do Brasil estão ajudando a combater o coronavírus no país.

Com isso, através dos setores de comunicação de cada instituição, reunimos iniciativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), que estão contribuindo em diversas frentes.

UFSC

A UFSC desde o início de março já vem trabalhando na conscientização sobre o vírus. A universidade suspendeu as aulas presenciais até o dia 30 de abril e, enquanto isso, promove diversas ações, como:

Além disso, a universidade está com inscrições abertas para programa de combate às epidemias da Capes e, uma divulgou análise técnico-científica que aponta uma significativa expansão recente do coronavírus no estado. 

Todas as informações relacionadas ao coronavírus divulgadas pela UFSC podem ser acessadas clicando aqui.

UFPR

O Hospital de Clínicas, da UFPR, recentemente foi credenciado para fazer testes de coronavírus sem precisar passar pelo Lacen. Outras ações espelham a atuação da instituição no combate à doença, como:

Além disso, a universidade foi listada entre as instituições com mais trabalhos sobre coronavírus no Brasil.

Todas as informações divulgadas pela UFPR podem ser acessadas clicando aqui.

UFRGS

A UFRGS criou um site específico só para divulgar informações de enfrentamento ao coronavírus. Entre as ações da instituição estão: 

Além disso, a universidade criou um banco de fontes com professores que abordam o assunto e estão dispostos à falar com veículos de comunicação do país.

Todas as informações relacionadas à doença divulgadas pela UFRGS podem ser acessadas clicando aqui

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail