Ventilador pulmonar criado na UFSC será testado em hospital do RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vai fazer ensaios com o protótipo de ventilador pulmonar alternativo desenvolvido pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto tem gestão administrativa e financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Popularmente conhecido por clínicas, o HCPA é uma instituição pública e universitária ligada ao Ministério da Educação (MEC) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Inaugurado em 1970, integra a rede de hospitais universitários do MEC.

Atualmente, oferece mais de 800 leitos e conta com cerca de 6,1 mil funcionários.

Fácil de fabricar, barato e produzido de acordo com os requisitos médicos, o protótipo vai reforçar a estrutura do sistema de saúde no atendimento a pacientes afetados pelo coronavírus

“A ideia não foi utilizar a vazão do gás injetado como parâmetro, mas ter essa vazão a partir de uma válvula bastante comum, o bico de injeção de GNV automotivo”, explica o professor. 

De acordo com ele, “os ventiladores pulmonares tradicionais têm vazões baixas e pulsantes, e isso até justifica o valor elevado que possuem no mercado”.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais