Siga nas redes sociais

Search

Empresa desenvolve solução para identificar suspeitos e possíveis portadores de coronavírus

A equipe do IndiqueAí Serviços Residenciais, de Blumenau, desenvolveu de forma gratuita o Desviralize, com objetivo de auxiliar os estabelecimentos comerciais ao retorno das atividades, monitorando com o uso de tecnologia a situação de cada cliente em relação ao coronavírus.

Com as cores verde, amarelo e vermelho, a ferramenta alerta aos usuários quem teve contato com casos suspeitos ou esteve contaminado.

Felipe Bittencourt, sócio e idealizador da ferramenta, explica que a ferramenta permite que estabelecimentos, como lojas, oficinas, bares, restaurantes, entre outros, verifiquem o status dos clientes.

Por meio do check-in dos clientes, feito a partir de leitura de um QR Code na entrada do estabelecimento, o sensor indica a situação do usuário.

Se o status for verde, significa que o cliente não esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário de nenhuma pessoa que tenha sido posteriormente confirmada com coronavírus.

Status amarelo significa que o cliente esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário de uma pessoa que foi, posteriormente, confirmada com a doença nos últimos 14 dias.

“Amarelo não significa necessariamente que a pessoa está infectada, mas que tem probabilidade de estar. Ela volta ao status verde automaticamente depois que expirar o número de dias de sua quarentena”, destaca o empresário.

Se o status for vermelho significa que o cliente foi diagnosticado, por um exame médico das autoridades competentes, com coronavírus.

“Esta pessoa não deveria sequer sair à rua e apenas um centro de triagem indicado pelas autoridades locais pode definir o status de um cidadão para vermelho, após examiná-lo”, descreve Felipe.

Sigilo

O cidadão que estiver utilizando a solução também será informado sigilosamente por SMS se esteve no mesmo estabelecimento e horário que uma pessoa diagnosticada com coronavírus.

Como funciona

As autoridades locais devem indicar os Centro de Triagem de COVID-19 em suas cidades, os quais serão responsáveis por testar e, caso necessário, mudar o status de uma pessoa.

Os estabelecimentos devem se registrar no Desviralize clicando aqui para receberem um Código QR, que deve ser impresso e afixado em local visível logo na entrada, fazendo o controle de entrada de cada cliente, checando seus status.

Os cidadãos devem se registrar clicando aqui quando receberão também um código de usuário, que poderá ser usado para o caso de precisar fazer check-in sem o uso do celular.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail