Siga nas redes sociais

Search

VÍDEO: Instituto Federal Catarinense produz álcool em gel 70%

Diante da necessidade do uso de álcool em gel 70% como prevenção ao coronavírus e da escassez do produto nos estabelecimentos em Luzerna, em Santa Catarina, os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna tomaram a iniciativa de produzir o álcool em gel no laboratório da instituição.

Eduardo Butzen, diretor-geral do IFC Luzerna, explica que inicialmente a produção era para atender a própria instituição com a oferta do álcool em gel em todos setores do campus:

“Assim que recebemos a orientação para disponibilizar o álcool em gel 70% na instituição, procuramos pelo produto na cidade, mas não encontramos a quantidade necessária. Por isso, resolvemos comprar uma quantidade de álcool (96º) líquido, com recursos do campus, e fazer a manipulação no nosso laboratório, com a utilização de reagentes que já possuíamos. Porém, com a suspensão das nossas atividades acadêmicas e administrativas, a produção será destinada para os servidores que tiverem interesse em trocar um litro de álcool comum por um litro de álcool em gel 70%. Com a arrecadação de mais álcool comum, pretendemos continuar a produção e distribuir para estudantes, para Prefeitura Municipal ou hospitais, se for possível uma parceria, mediante autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.

Responsável pela manipulação dos reagentes e professor de Química na unidade, Rômulo Couto Alves conta que em 2017 foi iniciada uma prática experimental voltada para a produção de álcool em gel durante as aulas da disciplina Química Tecnológica Experimental, ofertada no curso de Automação Industrial e de Mecânica, nas modalidades de graduação e integrado ao ensino médio.

“Objetivo era transformar a disciplina cada vez mais tecnológica, mostrar na prática e não apenas na teoria. Incorporar a fabricação do álcool em gel foi possível também pelo apoio da técnica de laboratório  Karine Schuck, que teve experiência anterior na produção em uma farmácia de manipulação”, destaca.

Devido à iniciativa, o professor está aprimorando a técnica:

“Nosso laboratório não é equipado para produção em grande escala. Assim, o tempo de produção é relativo, pois depende da diluição do álcool, dos equipamentos e produtos utilizados, entre outras variáveis. Mas, com os recursos e equipamentos disponíveis, acreditamos que poderemos chegar a uma produção média de 40 litros ao dia, sendo esta uma quantidade possível de produção e armazenamento com segurança no campus”.

Confira abaixo um vídeo curto sobre a produção do álcool em gel 70%:

https://www.youtube.com/watch?v=bf5EGuGPUbQ

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail