Siga nas redes sociais

Search

Cinco dicas para trabalhar home office durante a pandemia

Diversas empresas têm adotado o home office como forma de evitar ainda mais casos de coronavírus no Brasil.

Nesse contexto, o consultor empresarial Roberto Vilela, listou cinco dicas para trabalhar home office durante a pandemia. Confira abaixo:

Crie uma rotina de trabalho

Mesmo estando em casa é importante manter os hábitos comuns do dia a dia. Por exemplo: ter um horário definido para acordar, tomar café, começar a trabalhar. Respeitar uma carga horária que não comprometa a qualidade das entregas, com hora para começar e para terminar o dia de trabalho também é importante.

O ambiente precisa ser adequado

Quando tocamos neste assunto existe um senso comum de que local adequado é aquele com conforto. Se possível, reserve um cômodo ou um espaço da casa que seja exclusivo para trabalho. Um lugar bem arejado e iluminado, com uma boa cadeira, por exemplo, deve ser levado em consideração. Quem costuma ter muitas reuniões deve priorizar ainda um ambiente que o permita se isolar do restante da casa, para que a produtividade não seja impactada pela rotina familiar.

Soluções digitais

Com a drástica redução de encontros presenciais, recorrer a plataformas digitais para realizar reuniões e alinhamentos será essencial. Mantenha o contato com a equipe de trabalho, clientes e parceiros. Utilize para isso e-mails, ligações, videoconferências e apps de mensagens. O contato frequente entre liderança e equipe, por exemplo, será fundamental para que o trabalho continue. E com estes recursos ele pode ocorrer quase que normalmente.

Feedbacks e atualizações

Para empresas que adotaram o home office para toda a equipe, é importante se criar uma rotina semanal ou até mesmo diária de atualização. Uma breve reunião online antes de começar o dia para elencar prioridades, uso de plataformas de gestão para verificar o andamento das ações, reuniões entre líder e colaborador para realização de feedbacks devem ser ações frequentes.

Defina metas e prioridades

Assim como na rotina normal de trabalho, no home office é fundamental ter metas e prioridades definidas. Comece a executar sempre as atividades mais complexas e urgentes, evitando assim a procrastinação.

Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais.

É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional.

Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail