Siga nas redes sociais

Search

Dicas para trabalhar home office sem comprometer o desempenho

Uma agenda online, anotações sobre tarefas do dia, definição de horários, são alguns tópicos que devem ser considerados no home office. O termo é sugestivo, consiste em trabalhar em casa ou espaços alternativos como cafés e coworking, mas leva consigo uma responsabilidade redobrada para que não comprometa o próprio desempenho.

Neste momento, com a pandemia do Coronavírus, diversas empresas estão adotando o modelo de trabalho remoto, evitando o contato físico das pessoas, a fim de diminuir as chances da doença se espalhar ainda mais.

É por isso que, nesse contexto, reunimos algumas dicas e ferramentas que possam auxiliar quem está trabalhando nesse modelo, até que a situação volte ao normal.

POUCOS METROS QUADRADOS

Ter um espaço em casa, por exemplo, pode ser muito mais desafiador do que parece. Mas, em todo o caso, sempre há como ajeitar um cantinho para que se possa trabalhar, sem ser interrompido constantemente por outras pessoas que também moram ali. Assim, uma sala com poucos metros quadrados já pode ser suficiente para este fim, considerando uma mesa, uma cadeira, tomadas por perto e boa iluminação.

ESTRUTURA

Quando ocorrem casos como o que estamos vivendo, uma pandemia, e as empresas decidem que seus funcionários vão para o home office, por tempo indeterminado, é indispensável que ofereça aos profissionais toda a estrutura necessária para exercerem suas funções. Isso abrange desde equipamentos até mesmo internet em domicílio.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Durante esse período, é primordial que toda a equipe faça contato constantemente. Sem isso, a possibilidade de desajustes na evolução do trabalho é bem grande. Ferramentas e aplicativos como Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts e WhatsApp podem auxiliar nessa questão. Mas atenção: são canais de comunicação que podem distrair facilmente também. Além disso, o gestor deve acompanhar de perto o que cada um da equipe está fazendo, evitando assim atrasos em entregas e mal desempenho dos funcionários.

SEM PIJAMA

Não fique de pijama durante o home office, isso pode dar uma sensação de desleixo e preguiça. Se vista como se fosse para o trabalho (mas sem gravatas ou salto alto) afinal você está trabalhando.

DEIXE TUDO ORGANIZADO

Por mais que o seu espaço de trabalho seja pequeno, como falamos no primeiro tópico, é importante que se mantenha organizado. No final do dia, tente deixar as coisas que compõem o home office organizadas. No dia seguinte, você terá um ambiente de trabalho limpo e disposição para continuar suas funções.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail